Educação Contextualizada
23.10.2015 PE
Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido é abordada durante o Semiárido Show

Voltar


Por Ascom SemiáridoShow 2015

Educação Contextualizada tem espaço garantido no Semiárido Show | Foto: Semiárido Show 2015

Esteiras, tintas, papéis e chitas com estampas coloridas inspiram alegria. O umbuzeiro cheio de frutos, mas não são umbus. Da árvore, que é um dos símbolos da resistência na Caatinga, brotam livros cheios de história. É neste cenário, através do ‘Umbuzeiro do Conhecimento’ que o Irpaa chama a atenção de quem participa do SemiáridoShow 2015 para a temática da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

Esta concepção de educação constitui-se por meio de um diálogo permanente entre o conhecimento científico e o saber popular, dando sentido à vida das pessoas a partir do lugar onde elas estão. A Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido busca unir escola e comunidade, saber e necessidade, conhecimento e desenvolvimento para provocar mudanças na realidade.

Espaço acolhe crianças e adultos durante evento | Foto: Ascom Semiárido Show 2015

De acordo com Edineusa Ferreira, pedagoga e colaboradora do Irpaa, o objetivo do ‘Umbuzeiro do Conhecimento’ é apresentar um pouco da educação contextualizada através de uma leitura mais lúdica, de uma expressão mais dinâmica utilizando a arte. “Aqui nós disponibilizamos material para pintura e fazemos atividades recreativas com as crianças. Temos também a arca das letras que traz uma proposta de leitura de diversas literaturas, tanto infantis, quanto infanto-juvenil”, explica Edineusa.

O umbuzeiro apresenta os elementos da convivência com o semiárido que são também elementos da educação contextualizada, “considerando que a educação precisa dar conta de todos esses aspectos do contexto. Não só a leitura, mas também essa compreensão climática, bem como a produção agroecológica”, afirmou a pedagoga.

Além desse espaço ao ar livre, que funcionará até o final da Feira, na programação do Semiárido Show foi realizada uma atividade de formação teórica na área educacional. O minicurso com o tema da Educação Contextualizada reuniu estudantes, profissionais da educação e áreas afins. Foram levantados vários questionamentos sobre a educação no campo e contextualização, papel dos professores e comunidade.

A educadora, Juliana Correia, da Paraíba,  falou entusiasmada sobre o momento de formação e o espaço de ensino lúdico criado embaixo do umbuzeiro. “Gostei do que vi aqui no Semiárido Show. É importante perceber a teoria associada a prática. Para mim que sou professora, o tema se torna ainda mais interessante e tenho certeza de que posso melhorar a formação das crianças na escola em que trabalho”, afirmou a participante.