Por Rodolfo Rodrigo/ ASACom
No Semiárido, a trilha sonora do fim de tarde é o programa de rádio favorito do agricultor e da agricultora. O rádio, presente no dia a dia das famílias, vai muito além da música e das notícias: é um aliado fundamental na difusão de informações e no fortalecimento das comunidades. É nesse cenário que a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) lança o Convivendo no Semiárido, uma série radiofônica com linguagem acessível e conteúdo diretamente conectado à realidade dos povos da região.
De acordo com Fernanda Cruz, coordenadora de comunicação da ASA, “a série está dentro de uma estratégia de retomada da nossa produção radiofônica. A ASA tem uma trajetória na produção radiofônica e temos repensado esses conteúdos, entendendo que eles cumprem um papel fundamental. Não só informam, mas também formam as populações com as quais dialogamos. São programas que orientam e têm um caráter formativo", destaca.
O programa Convivendo no Semiárido busca dialogar diretamente com agricultores, agricultoras, juventude rural, pesquisadores e pessoas que ainda não conhecem a ASA, compartilhando informações que podem contribuir com a vida no Semiárido.
Nesta primeira temporada, seis spots abordam práticas cotidianas da vida no campo, como o uso de cisternas, produção agroecológica, sementes crioulas e soberania alimentar.
"Temos trabalhado numa perspectiva de programas mais curtos, que fazem parte de uma ação maior. Essa estratégia incorpora, além da produção radiofônica, um projeto audiovisual que se iniciou com a TV EnconASA e que queremos dar continuidade, usando as plataformas digitais para ampliar ainda mais esse espaço", explica Fernanda.
O material está disponível em plataformas de streaming, site e canais de comunicação da ASA.
Projeto audiovisual
Além do lançamento da série, a ASA está preparando outra novidade para este primeiro semestre: a estreia de um programa de TV fixo. O projeto chega para ampliar a visibilidade das histórias de resistência e inovação das comunidades, mostrando como a convivência com o Semiárido é possível e transformadora.
O programa vai trazer reportagens, entrevistas e visitas a comunidades para apresentar iniciativas que fortalecem a vida no Semiárido, o projeto seguirá o modelo da TV EnconASA, lançada durante o X EnconASA, realizado em novembro de 2024, em Piranhas/AL e Canindé do São Francisco/SE.
"Esperamos que, num futuro próximo, possamos descentralizar ainda mais essa produção de conteúdo, garantindo que as pautas surjam das próprias experiências do Semiárido. Queremos fortalecer o protagonismo dos agricultores e agricultoras nesses espaços e consolidar a comunicação popular dentro do território", ressalta a coordenadora.
A produção contará com a participação ativa da rede de comunicadores populares, fortalecendo a comunicação comunitária e garantindo que as histórias sejam contadas também por quem as vive.
Onde acompanhar
O primeiro spot da série Convivendo no Semiárido, “Como posso receber uma cisterna?”, está disponível nas plataformas de streaming de áudio e nos canais de comunicação da ASA. A cada semana, um episódio estará disponível. Acompanhe todas as novidades pelas nossas redes sociais (@articulacaosemiarido).
Ouça o primeiro episódio:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Carta Política27.11.2017 | Por um Semiárido Vivo, Resistiremos! |
Mudanças climáticas e pobreza17.04.2017 | ASA apresenta sua experiência em seminário da FAO em Roma |
Cordeiros05.07.2017 BA | Apesar de seca de cinco anos, agricultores/as familiares inauguram feira agroecológica |
Caravana05.07.2018 | Povos do Semiárido percorrem mais de 2 mil quilômetros para denunciar volta da fome |
Mineração01.06.2017 | Mineração: em nome do lucro, pelo capital! |
Planejamento participativo16.02.2017 BA | Comunidade de Carnaíba do Sertão elabora plano de investimento do Projeto Pró-Semiárido |