Na ocasião também acontece o lançamento do Dossiê Abrasco: Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, da Editora Expressão Popular. Um dos autores do dossiê e o diretor Beto Novaes participam de debate após a exibição do vídeo sobre os riscos à saúde do uso que vem sendo realizado de agrotóxicos no Brasil.

O filme, cuja duração é de 30 minutos, foi inspirado no livro Mulheres e Agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas, que foi escrito a partir de tese de doutorado de Emma Siliprandi. O lançamento faz parte da programação do III Seminário Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Feminismo e Agroecologia, realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O documentário retrata trajetórias de vida de mulheres agricultoras que participam ativamente dos movimentos agroecológicos no Brasil. "Essas mulheres se organizam de forma autônoma, em movimentos próprios, e têm-se constituído como lideranças sociais e políticas que questionam muitos preconceitos presentes no imaginário social", diz Beto Novaes.

Também participam do debate representantes do Movimento de Mulheres Trabalhadores Rurais do Nordeste (MMTR-NE), da ONG ActionAid, da UFRPE, Movimento de Mulheres Quebradeiras de Babaçu e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.