O camponês Cícero Borges e sua família residem na comunidade Maranduba no município de Poço Redondo-SE e fazem parte do grupo de base do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Nesses últimos períodos a família tem participado de discussões sobre agroecologia e do debate contra o uso dos agrotóxicos. Essa formação contribuiu para que eles decidissem iniciar a implantação de uma pequena horta na sua propriedade, baseada nos princípios da produção camponesa agroecológica.
A comunidade, que está localizada na região do semiárido, não possui sistema de abastecimento de água por irrigação, por este motivo historicamente é atendida por caminhão pipa de água. Os longos períodos de estiagem na região são para a família um grande desafio para produzir, mas a certeza da importância da sua experiência é ainda maior.
A reivindicação da comunidade possibilitou a conquista da cisterna calçadão do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) executado pela Articulação do Semiárido (ASA) através do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC). A cisterna foi fundamental para firmar a possibilidade de implantar a horta e assim produzir com sua família alimento saudável para seu consumo, bem como para comunidade que já aderiu e compra da primeira safra da produção da horta.
No quintal da sua casa também produz galinha caipira de forma bastante planejada. Assim caminham rumo a retomada da sua autonomia e soberania alimentar. Seu Cícero e sua companheira Darcilene também são artesãos e produzem peças indumentárias de animais. "Eu sempre gostei de cuidar da terra, das plantas. Conseguimos montar a nossa horta no pleno verão. Gostei! Tô feliz! Acho que daqui uns dias ainda vai ser melhor... É importante porque não tem veneno e o adubo é natural, aqui aproveitamos o que tem... A horta tá chamando muita atenção da comunidade, todo mundo passa olhando e comenta!”, afirmou com orgulho o camponês.
Vejaas fotos da produção agroecologia da família de seu Cícero neste link:
http://www.flickr.com/photos/mpabrasil/sets/72157632357968358/