Uma tecnologia que vem sendo implantada desde o começo dos anos 2000 tem ajudado os moradores a enfrentar a estiagem. São as cisternas, que guardam água da chuva e já fazem parte da paisagem do semiárido. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, elas são mais de 1,2 milhão.

Agora, os reservatórios começam a ser construídos também nas escolas das zonas rurais do sertão. O programa deve inaugurar 2.500 unidades na zona rural do semiárido brasileiro até o final deste ano.

O projeto é coordenado pela Articulação no Semiárido Brasileiro, ong que reúne mais de 700 organizações da sociedade civil que atuam na região, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social.

De acordo com o censo escolar de 2013, em todo o semiárido, existem cerca de 4.600 escolas sem água encanada. Nelas, estão matriculados 270 mil alunos.

 

Clique sobre a imagem para ouvir a reportagem.