Acontece na Paraíba nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) a oficina de trabalho “Interação de políticas públicas com iniciativas de gestão comunitária de sementes locais protagonizadas por redes da sociedade civil no semiárido brasileiro”.

Promovido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), tendo o apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o evento acontece na sede da AS-PTA, na cidade de Esperança, e no Convento Marista, no município de Lagoa Seca, envolvendo ainda visita de campo em Remígio.

A oficina contará com a presença de técnicos e assessores de entidades da sociedade civil ligadas à ASA Brasil e à ANA, além de gestores públicos da CONAB, Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Embrapa.

A Embrapa estará representada pelo diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf, pelo gestor do Macroprograma 6 (Portfólio de Projetos em Agricultura Familiar e Agroecologia), Altair Machado, e pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Amaury Santos.

Os principais objetivos da oficina são identificar e analisar os princípios que orientam as iniciativas de gestão comunitária de sementes locais protagonizadas por redes da sociedade civil no semiárido brasileiro e debater as interfaces positivas e negativas entre as políticas públicas e estas iniciativas.

Os agentes públicos pretendem propor orientações de políticas e instrumentos públicos para a consolidação e a ampliação das dinâmicas locais e redes regionais voltadas para a gestão comunitária de sementes locais. Ao final do encontro, será definida a agenda para o desdobramento prático das orientações propostas.