Nesta terça e quarta, dias 26 e 27, acontece o Seminário Internacional – Agricultura Familiar: Água e Economia Solidária, no auditório Sônia Viegas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O evento faz parte do projeto trienal co-financiado pela União Europeia: “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável: Água, Produção e Geração de Renda no Alto Jequitinhonha”.
O evento tem como objetivos estreitar as relações entre instituições de diferentes países comprometidas com a promoção de políticas e programas que valorizam as cadeias de valor de base agrícola; intercambiar e integrar experiências locais/regionais reaplicáveis em favor do desenvolvimento da agricultura familiar e uso sustentável dos recursos naturais; inspirar políticas públicas inovadoras e implementações solidárias na gestão e aproveitamento dos bens comuns no meio rural (água e terra).
Participam do encontro um público formado de agricultores e agricultoras familiares, representantes da universidade e do poder público e delegações da Bolívia, Colômbia e Itália. O Seminário é uma promoção do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) junto com o Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ), do Centro diVolontariato Internazionale (CeVI) da Itália e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA).
![Participam do encontro delegações da Bolívia, Colômbia e Itália| Foto: Júnia Gonçalves/CAV](/images/26.04_SeminarioInternacional_BH.jpg)