O 5° Encontro Regional de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, realizado na Concha Acústica de Jacobina (BA), de 25 a 27 de novembro, reuniu moradores/as de comunidades rurais de vários municípios baianos que recebem assistência técnica da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi) ou de entidades parceiras, militantes de movimentos sociais, representantes de organizações, instituições públicas e da rede ASA Bahia. O evento foi organizado pela Cofaspi.
A intenção o Encontro foi fomentar o fortalecimento da produção agropecuária sustentável, promovendo a autonomia dos agricultores e agricultoras que cultivam alimentos e criam animais de forma saudável. Experiências de Convivência com o Semiárido, economia solidária, cultura popular e agroecologia praticadas por agricultores/as familiares têm transformado a vida de centenas de pessoas do campo, possibilitando melhoria da renda familiar e soberania alimentar, além da preservação ambiental.
Foram discutidos temas como agroecologia, políticas públicas de Convivência com o Semiárido, comercialização de produtos da agricultura familiar e outras temáticas. “Precisamos avançar na universalização das tecnologias de água para consumo e produção porque quem coloca alimento na mesa do cidadão é o agricultor e a agricultora familiar”, enfatizou o diretor presidente da Cofaspi, Leonardo Lino, que já anunciou para novembro de 2016 a realização da próxima edição do evento.
A programação do encontro incluiu dinâmicas, místicas, bem como visitas técnicas a comunidades dos municípios de Itaitu, Caém, Capim Grosso e Várzea Nova. Agricultores e agricultoras que foram para os intercâmbios, realizados na quinta-feira (26), relataram aprendizados diversos, a exemplo do conhecimento de métodos de produção de biofertilizantes para evitar pragas em culturas de hortaliças orgânicas. Eles também ressaltaram a oportunidade de conhecer experiências diversificadas de beneficiamento do babaçu, em Jacobina, a produção de flores, em Saúde, e a criação de peixes em Serrolândia.
No evento, também tinha espaço reservado para exposição e venda de produtos da agricultura familiar, artesanatos e objetos feitos com madeira. À noite, o evento continuava com apresentações culturais de grupos de dança e música de comunidades rurais de municípios como Mirangaba/BA e shows de Xangai, Maciel Melo e Maviael Melo.
Cofaspi - A cooperativa é uma entidade social que atua nos territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuri, buscando conhecer a realidade de agricultores e agricultoras, envolvendo as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e ecológica. Por meio da execução de projetos, a Cofaspi também busca contribuir com o acesso de famílias e comunidades agricultoras a políticas públicas, colaborar com a implementação de tecnologias sociais de armazenamento de água da chuva, bem como, com ações de fomento a produção agroecológica e segurança alimentar com metodologias participativas que visam favorecer a escuta, o diálogo e a troca de aprendizados com os agricultores e agricultoras.