Milhares de agricultores vindos de várias partes do Brasil se reúnem na manhã desta terça-feira (20) na Concha Acústica de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. No evento, marcado para começar às 9h30, vão ser discutidas implementações de políticas públicas direcionadas para a convivência sustentável com o semiárido.

O município foi escolhido como sede do encontro não somente pela localização geográfica, mas principalmente pelo fato de ter um número representativo de agricultores e de experiências bem sucedidas na convivência com o clima. “São agricultores que vêm de vários estados, pessoas que estão construindo novas experiências com essa região, a exemplo de barragens subterrâneas, cisternas de placas. Na verdade é uma oportunidade de reafirmar esse projeto que estamos desenvolvendo de convivência sustentável e não de combate à seca, porque seca é fenômeno natural. É importante ter políticas de convivência do semiárido, para que estas pessoas possam viver com dignidade, vontade e compromisso com essa realidade. A ASA reúne mais de três mil organizações que atuam no semiárido”, frisa a coordenadora executiva da Articulação do semiárido (ASA), Neilda Pereira.

De acordo com a organização do evento, o ato pretende ainda chamar a atenção da sociedade civil organizada para a possibilidade do fim da parceria entre a Articulação do Semi Árido (ASA) com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. A expectativa é de que uma média de dez mil pessoas participem do encontro.