O encontro preparatório, promovido pela ASA PB, reuniu representantes dos diversos territórios (Cariris, Folia, Casaco, Alto e Médio Sertão, Curimataú, Borborema e Brejo) envolvidos na dinâmica da Rede e que participaram da conferência.
Na ocasião, refletiram sobre a importância da participação da ASA em uma Conferência de SAN. Os participantes enumeraram diversos eixos que norteiam as ações que promovem a alimentação saudável e segura e que estão relacionadas ao acesso à água e à produção de alimentos nos quintais produtivos.
Em seguida, uma breve análise de conjuntura desenhou o cenário político e econômico atual e as interferências do grande capital que ameaçam as políticas públicas conquistadas pelas famílias agricultoras de base agroecológica. Um importante debate diferenciou termos como orgânicos, agronegócio e agroecologia, chamando a atenção dos participantes para a construção adequada do uso de cada palavra na política de convivência com o Semiárido.
Encerrando este momento, foram realizados trabalhos em grupos para aprofundar os eixos que direcionam a conferência. Eixo 1: Comida de Verdade: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e de soberania alimentar; eixo 2: Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; eixo 3: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.