O núcleo do Sítio Riacho Fundo realiza reuniões ordinárias mensais e estes jovens são procurados por outros e também por presidentes de associações, para relatar a experiência do grupo em organização social. Durante as reuniões é reforçada a importância do associativismo. “Nesses momentos, jovens de outras comunidades, além de conhecerem melhor o trabalho do núcleo, também percebem as estratégias que são utilizadas e que contribuem para sensibilizar e atrair os/as jovens filhos/as de agricultores/as familiares que fazem parte de associações rurais”, explica a técnica de campo do Chapada, Keilla Noronha.
A importância do projeto - De acordo com Jonas Deyvid, presidente do Núcleo de Jovens da Associação de Produtores do Sítio Riacho Fundo, o interesse em criar um grupo era compartilhado com seu primo Hênio Charlles. “Na verdade nós já tínhamos a vontade de nos organizar enquanto jovens agricultores/as familiares rurais, mas foi durante o Projeto Escola das Águas que pudemos conhecer outros jovens com os mesmos objetivos e assim tivemos a oportunidade de concretizar esse antigo sonho”, explica Jonas.
Para o jovem concluinte do curso no ano passado, Eduardo Rodrigues, foi a partir do Projeto Escola das Águas, que ele teve a oportunidade de conhecer os jovens que atualmente compõem o grupo do Riacho Fundo. “Hoje eu consigo perceber a importância da união, de ser representado por um grupo. Se não fosse o projeto, eu não estaria aqui”, complementa.
Nas atividades realizadas pelo projeto é destacada a importância dos/as jovens envolvidos/as se organizarem de maneira coletiva. Na maioria das vezes, eles e elas se engajam em atividades de associações de produtores/as, agricultores/as ou de moradores/as, já que nestes espaços existem muitas possibilidades e as participações são diversificadas.