No entanto, como estratégia de dialogar com as diversas organizações da própria rede, mas também de fazer a pauta do Semiárido visível a outros espaços e parceiros, nasceu em 2008 o boletim eletrônico semanal Compartilhando Ideias, que chega nesta quarta-feira (05) a sua edição de número 300, em seu oitavo ano de circulação. “O Compartilhando Ideias nasceu da necessidade de visibilizarmos para dentro da própria rede ASA o que estávamos fazendo no campo, as histórias de vida das famílias, a mudança silenciosa que estava havendo no Semiárido através da chegada da água de qualidade”, resgata Fernanda Cruz, coordenadora de comunicação da ASA.
Para Valquiria Lima, coordenadora executiva da ASA pelo estado de Minas Gerais, “o Compartilhando Ideias é um instrumento de fortalecimento do nosso projeto político que abre diálogo com a sociedade e contribui para esse novo olhar sobre o Semiárido brasileiro”.
Para a ASA a comunicação também é estratégia de mobilização social e trabalhada na perspectiva popular, seus instrumentos de comunicação são espaços de diálogo com a sociedade. “O Compartilhando possibilita um outro formato de comunicação, democrático e popular. O que também contribui na luta pela democratização da comunicação, bandeira essa assumida pela ASA”, reforça Valquiria. Para Juvenal Neres, coordenador executivo da ASA pelo estado do Maranhão, a comunicação que a ASA constrói reforça as lutas dos agricultores e agricultoras, além de dialogar com outras redes, organizações e parceiros. “Com uma linguagem simples e direta chegamos a outros públicos e damos visibilidade as histórias do povo do Semiárido”, afirma Juvenal.
A partir dessas estratégias, a ASA na construção do boletim eletrônico, objetiva visibilizar não apenas suas pautas, enquanto rede da sociedade civil, mas também pautar temáticas importantes na promoção de direitos humanos. Água, Terra, Comunicação, Mulheres, Mobilizações, Juventude, Agroecologia são temas abordados em suas edições, entre outros. Além disso, o boletim conta não só com textos, mas também informações compartilhadas em suas redes sociais, materiais em áudio, vídeos, se consolidando como um espaço diverso de informação. Telma Rocha, gerente programática da Fundação Avina, parceira da ASA, percebe o boletim como um espaço de informação, que não apenas visibiliza as ações das organizações sociais, mas também sensibiliza a sociedade em geral sobre diversas temáticas. “Como parceira, é uma forma de me atualizar sobre a diversidade de ações que ASA desenvolve no terreno, ver os resultados no macro, não apenas onde apoiamos. E também de me informar nos temas gerais.”, explica Telma.
Para Clarita Rickli, assessora de comunicação da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a começar pelo nome, compartilhar é um dos mais importantes atos na tarefa de comunicar. “Afinal, se sabemos apenas para nós, do que vale esse conhecimento? O saber que transforma é o saber compartilhado, dividido entre todos, de forma justa, na quantidade, qualidade e regularidade necessárias para que a informação surta seus efeitos”. E completa: “Para mim, que tenho na comunicação meu ofício no espaço de formulação e execução das políticas públicas, este espaço de partilha é fundamental, pois somente com acesso à informação podemos também acessar direitos já conquistados e buscar outras ainda a conquistar”.
O boletim Compartilhando Ideias sai sempre as quartas-feiras e é uma construção coletiva da ASA, a partir de sua assessoria de comunicação e da Rede de Comunicadoras e Comunicadores Populares do Semiárido. “Os instrumentos de comunicação das organizações são por si só meios de resistência contra uma comunicação hegemônica que não abre espaço para o que acontece no Semiárido. Somados, esses canais constituem uma rede com potencial de oferecer uma alternativa comunicacional que canaliza as vozes de um Semiárido que pulsa e se dinamiza em suas pluralidades”, pontua Rodrigo, comunicador da rede.
Cadastre-se: Caso ainda não receba semanalmente o boletim da ASA é fácil se cadastrar..