A Paraíba está passando por períodos de chuvas intensas. A população segue a tradição da região e começa a se mobilizar para armazenar água já visando a temporada da seca que deve começar em breve.

Uma das maneiras mais eficazes e baratas para se fazer esse armazenamento, é a construção de cisternas como reservatório da água das chuvas. Muitas dessas cisternas são compartilhadas por várias famílias e se apresentam como uma das mais importantes alternativas para combater a seca.

Para esclarecer as dúvidas da população e apresentar técnicas e instruções para o manuseio correto dessa água acumulada, uma equipe técnica do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), projeto desenvolvido pela Articulação do Semi-Árido (ASA), está desenvolvendo a capacitação de agentes. O projeto é uma articulação de 750 entidades e organizações da sociedade civil de 11 estados que desenvolve ações para melhoria da qualidade de vida dos nordestinos.

Desde a última sexta-feira, essa equipe, coordenada pela Unidade Gestora Microrregional (UGM), do Centro de Ação Cultural (CENTRAC), está realizando palestras educativas em cidades do interior paraibano. O primeiro município contemplado foi Juazeirinho, no Cariri do estado. O coordenador técnico da equipe do CENTRAC, Garibalde Goes, informou que "esse momento é importante para as famílias despertarem os cuidados com a água da cisterna e que usem corretamente a água armazenada para beber e cozinhar".

Nessas palestras são apresentadas, à comunidade, demonstrações de como fazer corretamente a filtragem da água, o uso de pluviômetro e a composição da água em barreiros e cisternas. O P1MC já construiu mais de 180 mil cisternas em todo o semiárido nordestino.

Saiba mais

Calendário dos municípios visitados pelo P1MC

Juazeirinho: Comunidade Ilha Grande 09 e 10 de julho / Comunidade Sussuarana 14 e 15 de julho

São Vicente do Seridó: Comunidade Santa Cruz 13 e 14 de julho / Comunidade Vaca dos Frades 16 e 17 de julho