Representantes de emissoras de rádio do Semiárido paraibano e comunicadores/as populares ligados às organizações da Articulação no Semiárido (ASA) no estado, vão participar entre os dias 22 e 24 de setembro, da Oficina Estadual de Radialistas Pelo Semiárido, que será realizada no município de Campina Grande, na Paraíba.
O evento pretende discutir a importância da comunicação na divulgação de ações de convivência com o Semiárido. Essa também é uma oportunidade de estreitar laços entre os/as comunicadores/as e os/as radialistas.
No primeiro dia (22), os/as participantes vão ouvir ao programa “Semiárido em Debate” e assistir ao vídeo “Vivendo Experiências”. Em seguida, será promovido um debate para discutir a forma como muitas vezes o Semiárido vem sendo mostrado pela mídia e como ele pode ser apresentado, a partir da perspectiva da convivência com a região.
No dia seguinte (23), serão realizadas visitas a três experiências de famílias agricultoras. As retornar da visita, serão produzidas peças radiofônicas, como spots, programetes ou radionovelas, com a temática voltada ao que viram na propriedade.
No último dia (24), os programas produzidos no dia anterior serão exibidos e avaliados. Os/as participantes farão também uma avaliação do evento.
A oficina está sendo promovida pela ASA, em parceria com a AS-PTA. Esta atividade, que faz parte de um conjunto de seis oficinas, está prevista dentro do projeto entre a ASA e a Cooperação Espanhola.