Com atuação nacional desde 2008, a Campanha Uma Ação para Crianças foi estendida para 2010 com o objetivo de beneficiar mais crianças e adolescentes no País. A ação, que já atendeu diretamente mais de 7.922 meninos e meninas, agora quer fortalecer a participação de escolas, igrejas, sindicatos, associações de bairro, entre outros grupos, para desenvolverem uma ação de mobilização de recursos que serão destinados a pequenos projetos. A CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, instituição que desenvolve a Campanha, dobra o valor arrecadado pela ação de mobilização. A meta da Campanha para este ano é apoiar 75 projetos sociais.

 A iniciativa é inovadora porque diante do desafio da sustentabilidade financeira das escolas, creches e organizações que atuam pela defesa dos direitos infanto-juvenis, a Campanha Uma Ação para Crianças facilita a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos sociais que beneficiem crianças e adolescentes. 

A adesão à Campanha é simples. Para participar, basta o interessado reunir uma turma e criar uma atividade que arrecade recursos. O valor arrecadado será dobrado pela CESE para apoiar uma instituição que beneficie crianças e adolescentes, tendo esta instituição inscrito um projeto na Campanha Uma Ação para Crianças. A CESE disponibiliza também materiais de divulgação e orienta o grupo no desenvolvimento da ação. 

Público e iniciativas
Das iniciativas apoiadas até o momento foram realizados bazares, encontros gastronômicos, eventos desportivos, cinema, pedágios. Ações que além de atrair a participação social, estimularam a solidariedade entre os envolvidos. Um exemplo é o projeto “Viva Infância” da Creche Joana D’Arc, em Vitória da Conquista/BA. O bazar realizado pelo grupo mobilizador arrecadou R$ 2.185,50, tendo o recurso dobrado pela Campanha Uma Ação para Crianças. Os R$ 4.371,00 serviram para montar a brinquedoteca da instituição que agora oferece mais qualidade no atendimento para as suas 175 crianças.

Professores, educadores e alunos também são peças essenciais na atuação da Campanha. O trabalho em rede, a facilidade de interação com a comunidade e a participação de crianças e adolescentes faz com que a troca de experiência entre os envolvidos tenha maior credibilidade e adesão. O resultado, além de tornar o aprendizado dos alunos mais interessante e produtivo, é a ação coletiva que minimiza o sentimento de impotência, amplia a qualidade da educação e favorece o envolvimento com a realidade de crianças e adolescentes do Brasil.

Como funciona

1- Ações voltadas para a garantia dos direitos da infância e da adolescência podem ser apoiadas mediante a inscrição de um pequeno projeto.
2- Um grupo de pessoas que pretende apoiar uma ação voltada para crianças pode mobilizar recursos junto a sua comunidade, com a promoção de alguma aç&