Representantes de todos os estados do semiárido estarão reunidos, de amanhã a sexta, no seminário do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) no Semiárido. O encontro será realizado em Natal para com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do PAA na região.
Para a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), rede de organizações sociais e de agricultores familiares responsável pela realização do evento, o programa é uma estratégia importante para a região.
A expectativa da ASA é que o seminário permita identificar situações vividas por cooperativas e associações que operam o PAA na comercialização de seus produtos e, com isso, identificar potencialidades e limites da iniciativa. Tudo com o objetivo de aprimorar as ações no futuro.
Durante o evento, serão apresentadas as experiências de três cooperativas de Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia e uma associação de Minas Gerais. O seminário será realizado no Hotel Monza e conta com a parceria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O PAA é um programa federal que tem a finalidade de garantir alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Além disso, destina itens produzidos pela agricultura familiar à alimentação escolar, promovendo a inclusão social no campo e o fortalecimento dos camponeses.