Desenvolvimento sustentável para o semiárido Durante o período de 19 a 23 de novembro, Januária, em Minas Gerais, às margens do Rio São Francisco, recebeu o VIII EnconASA, que é o Encontro Nacional da Articulação no Semiárido . O evento é um importante espaço de debate político- organizativo da rede, que acontece a cada dois anos reunindo agricultores e agricultoras, pessoas de organizações não governamentais, movimentos sociais, agências internacionais de cooperação e poder público para discutir, formular e propor políticas de desenvolvimento sustentável para a região. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido mais próspero, onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.

O lema do VIII EnconASA deste ano foi: É no Semiárido que a vida pulsa. É no Semiárido que o povo resiste! E o tema: Convivência com o Semiárido Brasileiro - Trajetórias de Luta e esistência para Superação da Pobreza e Construção da Cidadania, este EnconASA terá um papel fundamental para a redefinição de estratégias e rumos da ASA nos próximos anos. O principal objetivo do EnconASA é avaliar e fortalecer as ações de convivência com o Semiárido brasileiro a partir das trajetórias de luta e resistência nos territórios de atuação da ASA, refletindo sobre o atual modelo de desenvolvimento e suas consequências políticas, ambientais, econômicas, sociais e culturais, na perspectiva da construção do projeto de desenvolvimento sustentável, da superação da pobreza e promoção da cidadania.

Dentre os debates ocorridos durante o evento, um dos mais relevantes foi sobre Estado e Sociedade e as políticas de superação de pobreza e miséria no Brasil onde participaram da mesa a presidente do Consea, Maria Emília, o representante do MDA, Jerônimo Rodrigues, o secretário do MMA, Paulo Guilherme Cabral, a secretária do MDS, Maya Takagi, e Valquíria Lima da Coordenação da ASA. Uma delegação de 48 pessoas de Pernambuco participaram do VIII EnconASA, dentre estas estava também uma representação da Diocese de Pesqueira, com a coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira e a coordenadora do Projeto Água para Todos, Magna Pollyana, mais uma comissão de seis representantes de comissões municipais. O IX EnconASA está previsto para o ano de 2014, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Os cidadãos e cidadãs norte-rio-grandenses, que lutam para impedir que as grandes empresas da fruticultura tomem conta da Chapada do Apodi, comemoraram a notícia com entusiasmo, entoando: “lutar e resistir pela Chapada do Apodi”.

DA REDAÇAO COM A AMIGA ADRIANA LEAL

Comunicadora Popular -Diocese de Pesqueira/Cáritas Diocesana - (87) 9108-6549/ (87) 3835-2646