O Professor e glosador, Ary Prata, está desenvolvendo um importante projeto voltado para o engrandecimento da educação e da cultura popular no semiárido.
O Projeto, que nasceu dentro das pesquisas no campo da Contextualização da Educação para Convivência com Semiárido Brasileiro, na UFCG/CDSA; propõe esmiuçar os benefícios da utilização da literatura de cordel nas salas de aula do cariri e a contextualização do livro didático utilizado nas nossas escolas.
Segundo Prata, os livros que chegam ao semiárido são descontextualizados e apresentam, em sua maioria, apenas poesias clássicas, deixando de lado, nossa poesia popular tão boa e comum para nossos estudantes. Em suas pesquisas, defende que o cordel tem uma intensa relação e aceitação perante os estudantes da nossa região: “é a nossa identidade literária e através dela, podemos transformar o ensino de jovens e adultos no cariri.” – afirma.
O professor pesquisado foi recentemente entrevistado pelo poeta Marco Di Aurélio e teve sua entrevista postada no blog (http://www.marcodiaurelio.com/blog/index.php), Ary Prata afirma ainda que está na luta pela criação de um Centro de Estudos da Cultura Popular do Semiárido e espera conseguir o apoio das escolas e dos professores do cariri nesta proposta de contextualização e uso do cordel nas salas de aula.