Trata-se de um Concurso de Redação para estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e de Artigos Científicos para Estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Podem concorrer estudantes que estejam regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Universidades e Faculdades públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC, localizadas no estado da Paraíba. As informações sobre o Prêmio estão no site
http://www.museusemiarido.org.br/expedicao/index.htmlEssa é a segunda edição que visa apresentar textos sobre desenvolvimento sustentável; meio ambiente; cultura popular; produção agropecuária familiar e comunitária; agregação de valor através da agroindústria; aproveitamento sustentável dos recursos naturais; recomposição da vegetação nativa; aspectos socioeconômicos, antropológicos, históricos e geográficos da região. São quatro categorias distintas e a inscrição deve ser feita até o dia 31 de maio.
Os autores dos melhores textos serão selecionados para a expedição pelas cidades paraibanas de Campina Grande, Araruna, Cuité, Picuí, São João do Rio do Peixe, Sousa, Coremas, Maturéia, Teixeira, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Cabaceiras e Boqueirão, além de Serra Negra do Norte e Caicó, no Rio Grande do Norte. Toda a despesa será paga e os vencedores vão receber certificados.
Serão cinco alunos premiados da categoria “Estudantes de Graduação e Pós-Graduação”, 16 premiados da categoria “Estudante do Ensino Médio e da Educação Profissional”; 16 professores orientadores das Redações; e cinco premiados na categoria “Monitor”, totalizando 42 premiados. A publicação dos vencedores está prevista para acontecer até o dia 27 de junho. A realização da expedição acontecerá de 11 a 17 de julho.