A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (Resab), abrem vagas para o Curso de Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, para o 1º semestre de 2011.

A coordenadora Estadual do Semiárido na Seduc, professora Maria Luiza Cantalice, informa que o objetivo do curso é contribuir na formação teórico-metodológica de professores e educadores populares, tendo como base os princípios da educação para a convivência com o semiárido.

De acordo com edital, são 50 vagas, todas gratuitas, sendo 40 delas destinadas para os professores e coordenadores pedagógicos da educação básica da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério, nos municípios do Semiárido piauiense e 10 vagas destinadas aos educadores populares e técnicos vinculados as organizações sociais que participam da Resab.

As inscrições serão realizadas diretamente na Uespi - Campus de Picos, até o dia 28 de março. Para efetivar a inscrição é preciso apresentar currículo comprovado; cópia do Diploma do Curso Superior de Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Órgão competente ou Certidão ou Declaração de Conclusão de Curso Superior, seguido do Histórico Escolar (autenticados em cartório ou conferidos com o original); Fotocópia da carteira de identidade e CPF; uma foto 3x4 recente e cópia da Ficha de Inscrição.

“Os portadores de título de graduação cursado no exterior devem entregar, no ato da inscrição, o respectivo documento de revalidação”, avisa Cantalice. A efetivação da inscrição dependerá do atendimento às exigências quanto à formação acadêmica e apresentação integral dos documentos necessários.