O Comitê Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESA), Instituto da Infância (IFAN) e o Unicef, reafirma o compromisso com crianças e adolescentes do Ceará e realiza o II Seminário para Coordenadores Municipais de Políticas Públicas para a Criança e o Adolescente do Semiárido.

O objetivo da capacitação é orientar os gestores municipais para elaborar e executar, junto aos diversos segmentos, o Plano de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, efetivando uma interlocução entre as diversas ações municipais. Na segunda fase da capacitação, o foco da discussão será a articulação de ações municipais que garantam direitos e atenção integral a crianças de até seis anos.

Participam do evento, 194 coordenadores municipais de políticas públicas para jovens do Semiárido, de 97 municípios cearenses. O seminário acontecerá amanhã, 19, e sexta-feira, 20, das 8h às 17h, no Seara Praia Hotel. Serão discutidos durante o encontro, a importância da primeira infância e ações dos municípios voltadas a crianças com até seis anos. Além disso haverá trabalhos em grupos para os gestores municipais.

Comitê Estadual - O Comitê Estadual do Pacto é formado por 30 instituições sendo 15 governamentais e 15 não governamentais, além do Núcleo de Apoiadores, formado por universidades e outras instituições ligadas ao tema da infância. O comitê articula com o Estado e os municípios o desenvolvimento de políticas intersetoriais voltadas para a criança e o adolescente.

Sobre o Pacto Nacional - O Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido é uma iniciativa de cidadania e compromisso de todo o País com o desenvolvimento da região. Foi assinado em 2005 e representa a união de forças entre os Governos Federal, do Ceará e dos demais estados do Nordeste, além de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O Pacto foi motivado pelo potencial de crescimento da região e pela força criativa do povo que vive no Semiárido, sempre propondo e encontrando soluções para melhor conviver com as dificuldades. O Unicef escolheu o Semiárido como uma de suas prioridades no Brasil, também por conta dos indicadores sociais nas áreas de infância e adolescência observados nos quase 1.500 municípios da região.

Serviço

Data: 19 e 20 de agosto (amanhã e sexta-feira )

Hora: 8h às 17h

Local: Seara Praia Hotel – Avenida Beira Mar, 3080