As propostas de interligar as bacias hidrográficas do Nordeste e implementar a Reforma Agrária são, na opinião do deputado Nelson Pereira (PCdoB), “lutas indissociáveis”. Na tarde de ontem, na tribuna, o parlamentar lembrou a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, às obras de Transposição do Rio São Francisco, no dia 16 de outubro. Na ocasião, o chefe da Nação entregou às famílias que precisaram ser removidas por causa da obra casas e terrenos de cinco hectares.
“Antes dessa iniciativa, os agricultores de Cabrobó não tinham meios para assegurar o próprio sustento. Eles trabalhavam no esquema de arrendamento, ou seja, tinham de alugar terras dos grandes latifundiários e, como forma de pagamento, cediam 25% dos lucros obtidos”, ressaltou.
Na opinião do comunista, a partir das duas ações – transposição e divisão de terras -, o Governo Federal está possibilitando que muitas famílias tenham uma vida digna. “Vale lembrar que o Semiárido brasileiro contabiliza 43% da população economicamente ativa, segundo o último Censo Agropecuário”, observou.
Pereira ainda acrescentou que a Reforma Agrária precisa continuar sendo discutida, ao contrário da Transposição do São Francisco, que vem sendo executada.