Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Semiárido em Foco desta sexta-feira, dia 08, realiza uma mesa-redonda com o tema “Gênero e trabalho das mulheres no Semiárido brasileiro”. A atividade conta com a participação de Vanúbia Martins Oliveira, representante da Articulação do Semiárido (ASA Brasil), Eronides Camara de Araujo (professora da UFCG), um representante da OAB Campina Grande, e com o depoimento da senhora Sueli Barbosa Silva, que representa a figura da mulher do Semiárido.

O objetivo da mesa é discutir e refletir sobre o papel e a contribuição das mulheres para a construção da convivência sustentável com o Semiárido brasileiro.

De acordo com a Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro (2012), a atual população residente da região é de 22.598.318 milhões, deste total 11.436.254 são de mulheres, uma população um pouco maior que a masculina. Além do aspecto populacional, as mulheres ocupam na região expressivos espaços no campo da política, da economia, da agricultura familiar, entre outros, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Assim, reconhecer e contribuir na luta pela construção de relações mais igualitárias, equilibradas e justas entre homens e mulheres é fundamental também para a valorização do papel destas mulheres no processo de construção da convivência sustentável com a região.

O Semiárido em Foco é uma atividade permanente que ocorre todas as sextas-feiras, a partir das 14h, no auditório do Insa/MCTI, em Campina Grande (PB).