Paralelo a isso, a oficina também pretendia divulgar o pacto e reunir os participantes do comitê, possibilitando uma maior articulação entre as entidades. “Queremos que as ações tenham mais efetividade e aconteçam de maneira articulada, com as instituições trabalhando juntas”, disse a secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti.
Na parte da Sesau, foram apresentadas as realizações de responsabilidade do órgão nos eixos de Aleitamento Materno, Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil e Disseminação da Cultura da Paz. As ações foram expostas pela técnica Daniela Barbosa Ramos, do Núcleo de Saúde da Criança da secretaria.
“Desde o início a Saúde integra o Comitê Estadual do Pacto e vem colaborando para que as atividades cheguem até os municípios dessa região. Tudo o que fazemos na nossa área levamos também para o comitê para que chegue até os jovens do semiárido alagoano. Agora, esperamos que todos possam trabalhar ainda mais integrados”, afirmou Daniela.
Durante o evento, outros órgãos também expuseram seus projetos. A programação contou com as palestras “Pacto Nacional e Comitê Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, da Secretaria de Assistência; “O processo de coordenação e articulação governamental”, do Gabinete Civil, e “Ações da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente”, da Secretaria da Mulher.
Completaram as apresentações a Secretaria de Estado da Defesa Social, com o “Disque Denúncia Integrado – 181”, e a Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, com o “Projeto Coleta Óleo”. Ao final do workshop, os presentes discutiram a agenda para a comissão e o plano de trabalho para o período de 2012 a 2014.
Além dos órgãos estaduais, também participaram da oficina Organizações Não Governamentais (ONGs), a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), a Pastoral da Criança e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).