Como parte das atividades de encerramento do Programa de Formação em Agricultura Resiliente ao Clima (ARC) do projeto DAKI - Semiárido Vivo, está acontecendo um seminário virtual nestes dias 12 e 13 de dezembro para celebrar o grande intercâmbio entre os povos do Semiárido latino-americano ocorrido nos últimos dois anos.
O evento conta com a presença de pessoas das três regiões que participaram das atividades de formação: o Semiárido brasileiro, o Gran Chaco Americano e o Corredor Seco Centro americano.

Um olhar sobre os povos das regiões semiáridas da América Latina


O seminário virtual está sendo um momento de reflexão sobre os impactos e aprendizados alcançados durante as aulas online e os sete intercâmbios presenciais que aconteceram nas regiões entre 2022 e 2023.

Além disso, a atividade lançará luz sobre a importância da Cooperação Sul-Sul entre as regiões do continente, e o papel do conhecimento gerado pelas populações dos Semiáridos para o desenvolvimento e enfrentamento da crise climática.

O seminário também contempla grupos de discussão sobre temas transversais à atuação dos povos dos Semiáridos, como juventude; tecnologias sociais; povos indígenas e comunidades tradicionais; e mulheres.

O evento culminará com uma discussão sobre os desafios e perspectivas da Cooperação Sul-Sul, um espaço de planejar ações e compromissos voltados para as articulações das regiões Semiáridas da América Latina.

 

Sobre os Programas de Formação em Agricultura Resiliente ao Clima (ARC)


O Projeto DAKI - Semiárido Vivo realizou ao longo de dois anos três programas de formação envolvendo três Semiáridos latino-americanos.
Realizado de março a dezembro de 2022, o 1º Programa ARC contou com a presença de 950 participantes. Foi desenvolvido em formato híbrido, com aulas e atividades virtuais, baseadas na Educação a Distância, mas também com encontros e atividades presenciais nas comunidades e territórios.

O 2º Programa ARC aconteceu durante o ano de 2023 no formato de cinco intercâmbios territoriais entre agricultores, técnicos e representantes do poder público das três regiões dos Semiáridos da América Latina.

Por fim, o 3º Programa ARC teve como objetivo fortalecer as redes de jovens, a partir da identificação e visibilidade de experiências, discussão e experimentação de novas práticas e promoção de políticas públicas. A formação foi estruturada em duas etapas: uma virtual, composta por quatro oficinas, e uma segunda presencial, baseada em um intercâmbio na Argentina e outro no Brasil.


Programação do Seminário Final do DAKI - Semiárido vivo

12 DE DEZEMBRO


13h - 13h20 - Acolhida
13h20 - 14h30 - Mesa de abertura: a importância de intercambiar conhecimentos para os semiáridos da América Latina
14h30 - 14h50 - Painel temático: a importância do DAKI - Semiárido Vivo na construção da Agricultura Resiliente ao Clima
14h50 - 15h20 - Debate
15h20 - 15h35 - Síntese sobre o debate
Pausa
16h30 - 18h15 - Partilha dos intercâmbios: apresentação das sínteses das vivências no 2º e 3º Programa de Formação em ARC
18h15 - 18h30 - Síntese das apresentações


13 DE DEZEMBRO

13h - 15h - Grupos temáticos
1. Juventudes dos Semiáridos da América Latina
2. Tecnologias Sociais: sementes, solos e água
3. Povos indígenas e comunidades tradicionais em defesa do território
4. Mulheres na Agricultura Resiliente ao Clima
Pausa
16h00 - 16h10 - Acolhida
16h30 - 18h - Mesa de encerramento: desafios e perspectivas da Cooperação Sul-Sul a partir das articulações nos semiáridos da América Latina