Com o tema "Pelo bem viver, contra todas as formas de opressão, descriminação e aniquilamento: Aquilombar é Preciso!", a II Marcha Regional das Mulheres do Cariri reuniu cerca de 500 pessoas neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, na cidade do Crato/CE. O evento foi puxado pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC, e pela Frente de Mulheres Feministas do Cariri. Cerca de 500 pessoas participaram da marcha.

Na marcha mulheres e homens de comunidades quilombolas, pessoas da periferia, movimentos estudantis, movimentos de mulheres, movimentos sociais e populares ecoaram suas vozes em coro: "Aquilombar é Preciso". As comunidades rurais estiveram presentes entre as representações na marcha. Na ocasião a coordenadora de mulheres, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – FETRAECE, Fraci Oliveira, destacou que "participar da marcha é muito importante. A luta das mulheres negras é uma luta de todas/os. Nós que participamos de movimentos mistos não podemos ficar de fora desses espaços".

A marcha seguiu pelas ruas do centro e ocupou praças. A rua é lugar de denuncia e trazer para a população o motivo das lutas populares, o racismo é uma das causas populares que exigem luta relatou a representante do GRUNEC e Professora da rede Estadual de ensino médio, Verônica Izídorio. "É o racismo que marginaliza a população e a gente vem pra rua mais uma vez pra dizer que a gente existe. É pela vida! É pelo Bem Viver! É contra todas as formas de opressão, discriminação e aniquilamento!", salienta a professora.  

Violência

Segundo o Mapa da Violência 2015, o número de assassinatos de mulheres negras aumentou em 54% em dez anos, enquanto o número de homicídios de mulheres brancas diminuiu 9,8%.  Para Verônica Izídorio o dado é preocupante: "as mulheres negras como mostram os dados de 2015. Isso é um absurdo! Nós recebemos essa notícia com uma dor muito profunda e a ideia da gente se juntar e trazer esse termo ‘Aquilombar’ é no sentido de juntar mesmo, reunir, pra enfrentar o monstro do racismo que mata, que adoece e causa depressão”.