No final do mês de outubro foi realizado o encontro com os/as jovens na comunidade tradicional de Fundo de Pasto Rio do Suturno, em Canudos/BA. O encontro foi realizado pelo Irpaa em parceria com a Coopercuc e teve como objetivo debater sobre povos e comunidades tradicionais e o papel da juventude no meio rural.

Os/as jovens de comunidades tradicionais de Fundo de Pasto devem ser protagonistas na luta em defesa de suas terras e territórios. A comunidade Rio do Suturno é uma comunidade já certificada como Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto e conta com um grupo de jovens e o grupo da igreja que estão envolvidos com as discussões da comunidade.

O fortalecimento das tradições na comunidade, segundo os/as jovens, contribui na união e organização, fortalecendo o vínculo entre as pessoas e ajudando a juventude a permanecer no campo.

Atividades como esta contribuem para a animação da juventude no meio rural discutir sobre as tradições e a importância das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, bem como o compromisso dos/das jovens em fortalecer cada vez mais as comunidades e reconhecer cada vez mais a importância da sua participação na vida das comunidades.

Uma das coisas que tem motivado o engajamento da juventude da comunidade foi aparticipação na Escola de Formação para Juventude, realizada pelo Irpaa anualmente. Os/as jovens apontam que querem levar os debates e ânimo para suas comunidades, fortalecendo a criação de grupos de jovens e também a comunidade como um todo.