Famílias do campo de 87 municípios do Semiárido vão poder contar agora com o abastecimento regular de água para aumentar e melhorar a qualidade da produção de alimentos. A garantia de que essa reinvindicação será cumprida foi dada nesta quarta-feira (30), durante o lançamento do Projeto Pernambuco Mais Produtivo. Na presença de centenas de agricultores, o governador Eduardo Campos anunciou a construção de 15,5 mil cisternas do tipo calçadão.

A construção dos reservatórios para captação de água é hoje, segundo o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, uma “inovação tecnológica e social” que vai garantir a segurança hídrica para os agricultores que vivem no Semiárido. Quando estiverem prontos, os reservatórios vão beneficiar 85 mil pessoas de 40 cidades do Sertão e 47 do Agreste pernambucano.

No total, serão investidos R$ 165 milhões no projeto em recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Governo do Estado. O Pernambuco Mais Produtivo é um projeto da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar em conta com aparceria da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

As cisternas que serão construídas possuem 1,80m de profundidade e sete metros de diâmetro. Elas captam a água de chuva através de um calçadão de cimento de 200 m2 construído sobre o solo e tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Se em um mês chover cerca de 300 milímetros, o agricultor já poderá contar com um reservatório cheio para tocar sua produção.

Fonte: Gazzeta