A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) realizará de 5 a 7 que vem, em Boqueirão, a “7ª Festa Estadual das Sementes da Paixão”. Com o tema “Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido”, a Festa acontece no centro da cidade, na Ritz Casa de Shows e Eventos, e no último dia promove uma caminhada nas ruas de Boqueirão. “Sementes da Paixão” foi o nome dado no estado às sementes crioulas ou nativas, cultivadas e conservadas pelas famílias camponesas há várias gerações. Em outros estados do Semiárido Brasileiro estas sementes são conhecidas como “Sementes da Resistência”, “Sementes da Fartura”, entre outros.
O evento tem como objetivo valorizar o papel das famílias agricultoras guardiãs das sementes crioulas no estado da Paraíba, refletir sobre a importância dos Bancos de Sementes Comunitários (BSC) na produção de alimentos e no enfrentamento dos períodos de estiagem prolongados, promover intercâmbios de experiências agroecológicas de valorização das sementes da paixão e construir mecanismos para influenciar políticas públicas de sementes no Semiárido Paraibano.
Programação - Nos dois primeiros dias, cerca de 200 pessoas - agricultoras e agricultores familiares, assessores técnicos, estudantes e pesquisadores da temática, gestores públicos e parceiros – participarão das atividades programadas.
Na noite do dia 5, o evento é iniciado com uma mesa sobre assuntos importantes no campo das sementes crioulas na Paraíba: 1. Novas conquistas para produção de sementes crioulas e a articulação da Rede Sementes na Paraíba, com Luciano Silveira, da ONG ASPTA; 2. Ameaças às sementes crioulas - da seca prolongada ao avanço da transgenia na Paraíba, com Gabriel Fernandes, também do quadro técnico da ASPTA; 3. O papel das pesquisas em agroecologia no fortalecimento da Rede de Bancos Comunitários de Sementes, com o pesquisador Amaury Santos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE).
No segundo dia, sexta-feira (6), os participantes se dividirão em seis oficinas temáticas: Transgênicos; Gestão dos Bancos de Sementes; Sementes de Hortaliças; Sementes de animais; Reuso de água; Resgate, multiplicação e conservação das sementes. Das seis oficinas, quatro acontecerão em comunidades rurais do município.
No último dia do evento, no sábado (7), chegarão em Boqueirão mais 600 pessoas, vindas em caravanas de diversas partes do Estado, para participar de uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. A saída está prevista às 8h. Haverá diversas falas de guardiões/ães de sementes da Paixão ao longo do trajeto, que passa pela feira livre do município.
A caminhada retorna para o local do evento, onde haverá uma feira e um ato público com a presença de representantes de organizações do Semiárido Brasileiro e do governador do Estado, Ricardo Coutinho.
História – A Festa Estadual das Sementes da Paixão acontece desde 2003 e se constitui um espaço privilegiado de troca de experiências e de fortalecimento da rede de guardiões e guardiãs de sementes. A Paraíba tem, atualmente, 150 bancos comunitários de sementes e milhares de bancos familiares.
Essas iniciativas têm representado uma verdadeira resistência das famílias agricultoras à entrada das sementes transgênicas e às políticas de distribuição de sementes dos governos que, em vez de facilitar o acesso de agricultores às sementes, são um entrave para os agricultores terem suas sementes crioulas no momento certo de plantar.
ASA Paraíba – É uma rede com cerca de 300 organizações da sociedade civil que trabalham pelo fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica, organizada em sete territórios ou microrregiões da Paraíba (Cariri, Agreste, Borborema, Seridó, Curimataú, Alto e Médio Sertão).