Amanhã (27), será realizada em Lagoa Seca, na Paraíba, a Inauguração Popular do Banco Mãe de Sementes pelo Polo da Borborema, EcoBorborema e pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. O Banco Mãe coroa a estratégia de construção de uma política de sementes ancorada na gestão comunitária e territorial do armazenamento das sementes crioulas.
Este ano, foram monitorados no território da Borborema, 62 Bancos de Sementes Comunitários (BSC) que envolvem mais de 1.500 famílias, onde foram catalogadas 27 espécies e 120 variedades diferentes de sementes. Juntos, os BSC armazenaram nessa safra, quase 20 toneladas de sementes da paixão. Esse é um grande resultado considerando-se que os últimos quatro anos foram marcados por uma forte estiagem.
O Banco Mãe consolida na região um programa de seguridade das sementes da paixão, como são conhecidas localmente, e irá exercer múltiplas funções além de conservar a diversidade de sementes do território, como regular os estoques da Rede de Bancos de Sementes Comunitários; disseminar práticas de beneficiamento e comercialização das sementes crioulas e favorecer o acesso às políticas públicas de sementes.
O Banco Mãe de Sementes ainda cumprirá papel importante como Centro de Atividades e de Formação de agricultoras e agricultores-experimentadores, será estruturada uma cozinha-escola para fortalecer as estratégias de beneficiamento dos produtos da agricultura familiar, dando relevo ao trabalho e favorecendo o empoderamento e a geração de renda das mulheres agricultoras.
Inauguração - A programação do evento está organizada em dois momentos. A partir das 9h, com a participação de 100 pessoas - representantes de todos os Bancos de Sementes Comunitários dos 14 municípios do Polo da Borborema - haverá uma formação sobre o manejo e a conservação das sementes da paixão na Borborema com a apresentação de experiências das famílias guardiãs. A formação também abordará o papel da Rede de Bancos para o resgate e a conservação das sementes, as lutas pelo acesso livre das Sementes da Paixão e as estratégias de enfrentamento ao avanço dos transgênicos no Território da Borborema.
Ainda nesse momento, serão debatidos com os responsáveis pelos Bancos Comunitários de Sementes, a gestão do Banco Mãe, além de tratar o papel desse espaço para o fortalecimento da ação no território.
A partir das 14h, com um grupo de mais de 300 agricultoras e agricultores, será realizada a Cerimônia de Inauguração Popular do Banco Mãe de Sementes com a presença de representantes dos guardiões, lideranças do Polo da Borborema, representantes da Embrapa Tabuleiros Costeiros, do Território da Borborema e da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba). Ao final da Cerimônia, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, irá conduzir a assinatura do termo de cessão de uso do Banco Mãe.
O projeto para construção do Banco Mãe de Sementes foi apresentado pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável, em 2004, para ser implementado com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Territorial do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e do Governo Estadual. Sua inauguração popular representa a vitória de uma batalha de 13 anos de luta.
Essa conquista se soma a um conjunto de políticas de reconhecimento das sementes crioulas que vem sendo construídas nos últimos anos, com destaque para Programa Sementes do Semiárido da ASA com apoio do MDS/MDA/BNDES, responsável pelo apoio de mais de 700 casas e bancos de sementes em todo Semiárido e a regulamentação do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Sementes (PAA Sementes).