No dia 11 de setembro, a Caravana manteve uma audiência pública, em Bom Jesus, com a participação das comunidades, das entidades, da promotoria e da Vara Agrária. Na ocasião nenhum representante das empresas citadas ou dos Poderes Executivo e Legislativo, todos convidados por esta Caravana, compareceu.

No dia 13/09, a segunda audiência pública aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), em Teresina e no dia 14/09, aconteceu a terceira audiência, no memorial da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

As Audiências Públicas darão visibilidade às denúncias constatadas durante a Caravana Matopiba, que percorreu seis comunidades diretamente impactadas por conflitos agrários e por outras violações de direitos. Em todas as visitas, realizadas no período entre 6 a 11 de setembro, a Caravana testemunhou como o ambiente está danificado e o direito à alimentação, água e saúde das comunidades estão em risco.

Uma das recomendações da Caravana Matopiba é uma medida cautelar em caráter de urgência em defesa da vida das comunidades ameaçadas de Brejo das Meninas e Sete Lagoas, junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

O FPCSA participou da caravana com as entidades Caritas Regional, Escola de Formação Paulo de Tarso, Federação dos Trabalhadores(as) Rurais e Agricultores(as) Familiares do Piauí(Fetag) e Obra Kolping do Piauí.