Uma iniciativa conjunta dos governos federal e estadual e da organização Articulação no Semi-Árido (ASA), ligada à Igreja Católica, vai permitir uma nova alternativa de acessos à água por parte das populações de 87 municípios pernambucanos, sendo 40 do Sertão e 47 do Agreste. O resultado será a construção de 15,5 mil cisternas do modelo Calçadão (foto) destinado principalmente para a produção de alimentos.

– Esse tipo de cisterna capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 metros quadrados construído sobre o solo. Cerca de 300 milímetros de chuva são suficientes para encher um reservatório com capacidade para 52 mil litros.

A construção das cisternas faz parte do projeto Pernambuco Mais Produtivo, que será lançado nesta quarta-feira (30), no município de Pesqueira, no Agreste. Estarão presentes, dentre outras autoridades, o governador Eduardo Campos, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, e os bispos Dom Dino, da Diocese de Caruaru, e Dom José Luiz, da Diocese de Pesqueira.

A previsão de investimentos é de R$ 165 milhões, com benefícios para cerca de 85 mil pessoas.