A cidade de Pedro II que tem recebido nos últimos anos grandes eventos na área cultural, do empreendedorismo se preparara agora para receber um dos maiores eventos da agricultura familiar, que é o Festival das Sementes da Fartura do Piauí. O evento visa ampliar o debate acerca da criação da Rede de Sementes da Fartura do Piauí, além de fortalecer a participação das Organizações na Rede de Agroecologia. “Pedro II é a capital das Sementes da Fartura, pois tem um bom trabalho, além de uma boa articulação neste setor”, dizia João Evangelista, membro da GT Agroecologia.
A organização tem uma expectativa de que o III Festival das Sementes seja maior do que as edições anteriores, visto que o há um acúmulo de experiências na mobilização e organização do evento. Uma outra novidade para este ano, é quanto a exposição de algumas tecnologias apropriadas para o Semiárido, a exemplo da máquina de debulhar feijão. Para João Evangelista, o Joãozinho da Cáritas Regional do Piauí, o festival vem também com o objetivo de dar visibilidade à segurança alimentar. “Este evento vai mobilizar a sociedade para que ela possa entender que as sementes nativas estão no campo prioritário para o Semiárido enfrentar as grandes estiagens”, disse.
A comissão local responsável pelos preparativos tem se reunido uma vez por semana para ir ajustando os detalhes de acordo com a proximidade do evento. Na última reunião da equipe realizada na quarta feira dia 28 de junho, um mês antes do evento, Carlos Humberto Campos, coordenador do FPCSA esteve na reunião colaborando com os encaminhamentos. Entre os acordos firmados nesta reunião foram definidas a data limite para o envio das fichas de inscrição dos participantes e o plano de divulgação do evento no rádio e redes sociais.
Para José Maria Saraiva, coordenador técnico do Centro Regional de Assessoria e Capacitação – CERAC e integrante da comissão, o III Festival das Sementes da Fartura vai fortalecer ainda mais as ações em redes. “A ideia é de se oficializar neste evento a criação da Rede de Sementes do Piauí”, afirmou Zé Maria.