Na comitiva, estiveram diplomatas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca, que vieram ao Piauí com a missão de contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e o poder público e sociedade civil do Estado. O objetivo da visita à comunidade Lagoa das Cascas é promover intercâmbio de informações sobre possíveis áreas de interesse comuns entre a União Europeia e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Durante a visita, a delegação conheceu a roça de algodão, o cultivo de frutas e hortaliças e as tecnologias de captação de água para consumo humano e produção (cisternas de 16 mil litros e cisterna-calçadão). Salvador e sua família contaram suas experiências de convivência com o Semiárido mostrando a diversidade produtiva no quintal da casa e, no desenho de sua propriedade feito por toda a família, eles mostraram a riqueza dessa diversidade. O agricultor contou aos embaixadores que a comunidade criou em 2011, a Associação dos Produtores de Agroecológicos do Semiárido Piauiense, a APASPI, para a produção do algodão agroecológico em sua propriedade. Hoje possuem o selo orgânico, motivo de orgulho na comunidade.
Carlos Humberto, representante da ASA no Piauí, falou ao grupo de embaixadores como acontece o processo de implantação do Projeto Uma Terra Duas Águas - P1+2, colocando em relevo os cursos de gestão de água e produção de alimentos e ainda como as famílias participam da construção das cisternas em suas propriedades.
União Europeia e a parceria com Brasil
A parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil, que completa em 2017 o seu décimo aniversário, está baseada num compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentável e a luta contra as mudanças climáticas. O Brasil e a UE são parceiros importantes a nível internacional na implementação da Agenda 2030 sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e do histórico acordo de Paris sobre o clima.
Na região, a missão teve como roteiro visitas aos sítios e um encontro com a professora, pesquisadora e diretora - presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guido e visita ao sitio arqueológico Serra da capivara.