Luzanira, Dora e Hosana são agricultoras e representam a participação social das mulheres da região e as mudanças que vêm impulsionando nos lugares onde moram. Com a organização dos grupos de mulheres, elas posicionam-se contra a violência doméstica, participam da vida comunitária, pressionando por direitos e cidadania, e também trabalham no cultivo de seus quintais, onde produzem alimentos para suas famílias, mesmo em períodos de estiagem.
Gravado em março de 2016 nas cidades de Tamboril e Monsenhor Tabosa, o filme retrata o cotidiano das três mulheres em suas comunidades: Floresta, Passarinha e Xique-xique.
Elas descrevem seu passado e revelam situações comuns a muitas mulheres dali. Luzanira conta como encerrou um relacionamento abusivo com o marido agressor, voltou a estudar e recomeçou sua vida. Aldenora, a Dora, lembra da luta pela terra e da atuação das mulheres de sua comunidade até conseguir um lugar para serem assentadas. Hosana narra as privações e desassistência vivenciadas no período da seca e as melhoria trazidas a partir do trabalho no seu quintal produtivo, onde exerce seu amor pela agricultura.
Um ano depois, em março de 2017, o vídeo foi lançado durante o “Seminário Educação Para a Liberdade, Os Próximos Passos” e exibido para as agricultoras, suas filhas e filhos, no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares de Tamboril (STRAAF Tamboril). No debate, a presidenta do STRAAF de Monsenhor Tabosa, Maria Onete Cardoso, falou de sua identificação com o documentário. “Nesse vídeo está representada cada mulher", afirmou.
https://www.youtube.com/watch?v=nDrXSCdsSs8&feature=youtu.be