Vozes do Campo e da Cidade

O Programa de rádio Vozes do Campo e da Cidade é uma produção da ASA que traz pautas que ligam as zonas rurais e urbanas. O programa faz parte da Faixa Mulher, da rádio pública do Recife, a Frei Caneca FM (101,5), e vai ao ar todas as quartas-feiras, das 12h às 13h, com reprise às 21h. Nesta primeira edição, do dia 13 de março de 2019, o tema foi o direito das mulheres! Participam também as poetas Dani Bento e Cidinha Oliveira. Elas fazem comentários e recitam suas poesias.

O programa está dividido em quatro blocos, todos disponíveis em sequência pelo player abaixo:

Nesta edição o Programa de rádio Vozes do Campo e da Cidade o tema é água. No bate-papo, Graciete Santos, coordenadora da ASA-PE e da Casa da Mulher do Nordeste (CMN) fala sobre a importância, usos e desafios do acesso à água no campo e na cidade. Tem depoimentos de mulheres que têm experiência com a reutilização da água em seus lares e poesia comentada com as poetas Dani Bento e Cidinha Oliveira.

O programa é uma produção da ASA e faz parte da Faixa Mulher da rádio pública do Recife, a Frei Caneca FM (101,5), e vai ao ar todas as quartas-feiras, das 12h às 13h, com reprise às 21h. 

 Confira abaixo o programa na íntegra:

A edição do programa trata sobre a situação de barragens em Pernambuco e também fala sobre os desastres ocorridos em Minas Gerais após rompimento das barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho.

O programa é uma produção da ASA e faz parte da Faixa Mulher da rádio pública do Recife, a Frei Caneca FM (101,5), e vai ao ar todas as quartas-feiras, das 12h às 13h, com reprise às 21h. 

Confira abaixo o programa na íntegra:

clique aqui para baixar o programa

Esta edição do Programa Vozes do Campo e da Cidade fala sobre as feiras agroecológicas e esclarece qual a diferença entre espaço e as feiras convencionais. Explica a diferença entre produtos orgânicos e agroecológicos e fala sobre as relações entre consumidores e produtores. 

Além de bater um papo com as feirantes, a gente conversou com Patricia que é consumidora. Tem ainda, poesia comentada com Cidinha Oliveira e Dani Bento.

Nesta edição, o tema é Mulher Negra é o poder!
Conversamos sobre a ocupação de espaço pelas mulheres negras das Assembleias Legislativas, seus desafios e lugar de voz. Quem contribuiu conosco foi a deputada estadual de Minas Gerais pelo PT, Leninha e a deputada estadual de Pernambuco pelo PSOL, Jô Cavalcanti.

Tem poesia comentada com as maravilhosas, Dani Bento e Cidinha Oliveira e a participação especial de Joaninha, poeta Recifense.

Nesta edição, vamos conversar sobre as lutas e desafios das juventudes do campo e da cidade

No estúdio conversamos com a jovem Eduarda Nunes do movimento de Mulheres Negras de Pernambuco. Tem participação de Regilane Alves e Mateus Tremembé, jovens rurais do Ceará

Dani Bento faz o nosso comentário poetizado :)

Nesta edição vamos falar sobre Reforma da Previdência. Como a proposta do Governo interfere nas nossas vidas O que muda nas regras para aposentadoria e como isso impacta especialmente a vida das mulheres!

Quem nos ajuda a falar sobre o tema é a juíza titular da 15ª Vara do Trabalho do Recife, Dra Ana Freitas; a advogada e educadora popular, Magnólia Said e a secretária de políticas públicas da Contag, Maria José, mais conhecida como Mazé.

Nesta edição, o tema em foco é Assédios e outras violências no trabalho. No programa, conversamos sobre o desafio que as mulheres enfrentam para entrar e permanecer no mercado de trabalho. Repleto de dados, o programa evidencia as disparidades das condições direcionadas às mulheres e aos homens no âmbito profissional.

 

A edição de hoje traz como tema as migrações do campo para a cidade.
 
O programa terá as contribuições da jovem do campo Petrúcia Nunes, que é da Paraíba, de Elizete Maria da Silva, integrante do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, e Maria Rita Machado, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
 
Tem também poesia comentada de Dani Bento!
 
O Programa Vozes do Campo e da Cidade será transmitido ao meio-dia, na Rádio Frei Caneca FM de Recife. Para ouvir, basta sintonizar 101.5 MHz! Com reprise às 21h, o programa também pode ser conferido no endereço http://www.freicanecafm.org/.

O Vozes do Campo e da Cidade desta quarta traz como tema a Cultura, a partir do direito de produzir conteúdo e acessar suas produções, previsto na Constituição brasileira. Para isso, rolou uma entrevista massa com a nossa poeta Dani Bento, que nos brindou ainda com uma prosa comentada sobre o tema, além da cineasta Cíntia Falcão, que adentrou na presença da mulher na produção audiovisual. Ouça, pois tá muito bom!

Esta edição do Vozes do Campo e da Cidade pauta o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e traz as contribuições da médica especialista em ginecologia natural, Berta Brunet; da Coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Recife, Mariana Seabra; e da agente de saúde de Ouricuri, no Semiárido pernambucano, Tica de Neri. Além da tradicional poesia comentada da nossa poeta Dani Bento!

 

O programa Vozes do Campo e da Cidade esta semana tem como tema Por uma Educação pública e de qualidade. O programa aborda os cortes nas escolas e universidades federais e o fechamento das escolas rurais em todo o Brasil. Para falar sobre o assunto, recebemos  no estúdio Rafaela Alves, do Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, e fizemos entrevista com a  assentada da Reforma Agrária e coordenadora do Pólo Sindical da Borborema, na Paraíba, a agricultora Roselita Victor. E a poeta Dani Bento coloca sua poesia a favor da luta pela educação pública.

 

O Programa Vozes do Campo e da Cidade desta semana abordou o Feminismo e as Relações de Gênero. Falamos sobre o que é o feminismo e porque o termo vem sendo usado de forma negativa e até pejorativa, e também as relações de gênero impostas e normatizadas pela sociedade que rebatem com nossos direitos e liberdades.
 
Para nos ajudar nestas reflexões recebemos para uma conversa a educadora social da ONG SOS Corpo, a feminista Carmem Silva. Foram três blocos de bate papo, para todas nós e para os homens também começar a refletir sobre as condições das mulheres no Brasil e no mundo atual. E a poesia comentada da feminista e ativista Dani Bento , claro , não poderia ter mote melhor, nesta edição.
 
Confere aí, que o programa está um show!
 
 
 
 

Na última segunda-feira, dia 17 de junho, foi o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e o programa Vozes do Campo e da Cidade de hoje, ao meio dia, fala das mudanças climáticas, um fenômeno global e recorrente. E para marcar esse dia de luta e entender melhor os impactos que as mudanças climáticas provocam no nosso dia a dia, seja no campo ou na cidade, conversamos com Edneida Rabelo, pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e com agricultora Silvanete Lermen. E a poeta Dani Bento deixa sua queixa sobre os efeitos das mudanças climáticas no semiárido na sua poesia comentada especial para o programa. Hoje, 19, ao meio dia com reprise às nove da noite, na Faixa Mulher da Frei Caneca FM, 101.5 , a rádio pública do Recife. #ComunicaçãoPopular #VozesdoCampoedaCidade #ASA #Semiárido

O dia 28 de junho é a data do Orgulho LGBTQI+. Em 2019, a comunidade relembra os 50 anos da manifestação por direitos civis igualitários iniciada numa revolta contra a violência homofóbica no bar Stonewall Inn, em Nova York, em 1969. Os eventos dessa revolta são tão significativos para a história dos movimentos LGBTs modernos que se tornou um marco.

Pautado sobre isso, esta edição do programa Vozes do Campo e da Cidade, produzido pela Articulação Semiárido, conversou com mulheres LBTs sobre preconceito, mercado de trabalho, luta, avanços e desafios pessoais e do movimento de mulheres lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. 

No estúdio, conversamos com a DJ Riana Uchôa e a produtora cultural e realizadora de audiovisual Isa Santos.

Por telefone, gravamos uma entrevista com a jovem agricultora Hérica Janaína, da Pastoral da Juventude Rural.

O programa traz ainda uma poesia mais do que especial e pessoal da poeta Dani Bento, que conta a memória do seu casamento.

Estamos bebendo agrotóxico? Essa é a pergunta que o Programa Vozes do Campo e da Cidade coloca para a sociedade por meio da pauta sobre a contaminação das águas por agrotóxicos.
 
O Programa entrevistou a jornalista da ONG Repórter Brasil, Ana Aranha, uma das responsáveis pelo projeto Por Trás do Alimento e pela apuração do mapa das águas contaminadas, uma ferramenta interativa, dentro do projeto, que evidenciou o quanto os recursos hídricos que abastecem as cidades brasileiras estão contaminados. E conversamos também com a coordenadora da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Fran Paula, sobre as ações e incidências da campanha para barrar o avanço do veneno no País.
 
O Vozes do Campo e da Cidade vai ao ar nas quartas-feiras, ao meio-dia, na Faixa Mulher da Rádio Frei Caneca FM, com reprise às 21h. E na web, pelo endereço www.freicanecafm.org/ (simultânea à rádio), ou pelo portal da ASA, no acervo de áudio.

#Agrotóxicos #ContaminaçãodasÁguas #RecursosHídricos #Água #ComunicaçãoPopular
 
 

Religiosidade e respeito: esse é o tema do Programa Vozes do Campo e da Cidade do dia 10 de julho de 2019. Recebemos para conversar sobre o tema no estúdio, Rita da Paz, representante do Fórum de Mulheres Cristãs de Pernambuco, e entrevistamos, por telefone, a advogada Vera Baroni, representante da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco.

O Vozes do Campo e da Cidade vai ao ar na Faixa Mulher da Frei Caneca FM (101.5MHz / Recife), a partir do meio-dia, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site http://freicanecafm.recife.pe.gov.br/.

 

MULHERES QUE CURAM | O programa Vozes do Campo e da Cidade amplia a voz das mulheres que curam através de sua relação com a natureza e o Divino. A tradição passada de geração em geração segue resistindo com força nos tempos atuais, no interior de Pernambuco e também na capital. O programa conversou com uma benzedeira e parteira do Sertão do Araripe, com uma pesquisadora da Fiocruz que se dedica a fortalecer os conhecimentos tradicionais nesta área e com uma recifense, que mesmo vivendo na dinâmica de uma cidade grande, conecta-se com os poderes curativos que vêm da natureza.

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a emissora pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org e sempre confira o conteúdo passado através do acervo de rádio da ASA.

MULHERES QUILOMBOLAS | O programa Vozes do Campo e da Cidade faz uma edição especial para o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas e conversa com lideranças quilombolas sobre conquistas, racismo, machismo, desafios e lutas, ampliando a voz das mulheres negras quilombolas rurais e do Semiárido pernambucano.

O dia 25 de julho também é lembrado como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A rainha Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no século XVIII, é símbolo da resistência negra no Brasil Colonial.

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h.

Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org. Após a veiculação, todos as edições podem ser acessadas pelo acervo de áudio da ASA Brasil.

MARCHA DAS MARGARIDAS E MARCHA DAS MULHERES INDÍGENAS | Conversamos com duas pernambucanas que estão a frente, no estado, da organização e mobilização para a 6º Marcha das Margaridas e a primeira Marcha das Mulheres Indígenas. As duas marchas estão marcadas para agosto de 2019, em Brasília/DF. Elisa Pankararu esteve no estúdio com a gente para falar da Marcha e do Fórum das Mulheres Indígenas, de 9 a 13 de agosto; e conversamos por telefone com a agricultura familiar e diretora de políticas para as mulheres da FETAPE, Adriana Nascimento, sobre a Marcha das Margaridas, que será nos dias 13 e 14 de agosto. Tem também a poesia comentada de Dani Bento!

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o acervo de áudio da ASA

#MarchadasMargaridas #MarchadasMulheresIndígenas #Rádio #ComunicaçãoPopular #ComunicaçãoPública #Semiárido #ASA

A imaginação está à solta! Vamos mergulhar no universo das histórias que, ao serem sopradas no mundo, tocam em territórios bastante subjetivos, mas que influenciam fortemente a realidade que nos cerca e da nossa identidade. Conversamos com duas contadoras de histórias, Kemla Batista e a sergipana Bruna Fernandes, que nos falaram da experiência e do exercício da a tradição oral e como refletem nas identidades dos povos. A poesia comentada de Daniela Bento também nos leva as possibilidades das estórias e das histórias de um povo.

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o acervo aqui no site da ASA.

#Rádio #ComunicaçãoPopular #ComunicaçãoPública #Oralidade #Semiárido #ASA

No grande Dia da Marcha das Margaridas, o programa Vozes do Campo e da Cidade aborda as violências sofridas pelas mulheres que lutam pela terra, pelo direito ao território. Na última segunda -feira, 12 de agosto, foi o Dia Nacional de Combate à Violência no Campo e por Reforma Agrária, data escolhida para lembrar o assassinato de Margarida Maria Alves, em 1983, agricultora e líder sindical paraibana. Para o tema, conversamos com Renata Albuquerque da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Maria Aparecida Pereira da Silva, do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST). A poesia comentada de Daniela Bento traz uma reflexão sobre os dados apresentados no programa e a necessária luta das mulheres pelo seu território.
 
O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o acervo de áudio da ASA.
 

Esta edição do programa Vozes do Campo e da Cidade fala sobre a cultura alimentar, slow food e a importância da qualidade do que comemos. Conversamos com a chef vegana Bela Gil e a nutricionista materno infantil Marcela Lima. Abordamos também a importância das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional com Mariana Santarelli, integrante do Consea, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife.


#Alimentação #CulturaAlimentar #ComidadeVerdade #AlimentosOrgânicos #AlimentosSaudáveis

NO RÁDIO: O GRITO DAS MULHERES | Hoje, 04 de setembro, o Vozes do Campo e da Cidade aborda a exclusão das mulheres em situação de rua e em cárcere e chama para a 25ª edição do Grito dos Excluídas e Excluídas no próximo sábado, 7 de setembro. O programa de hoje traz entrevistas com uma das coordenadoras do Grito no Recife, Sandra Gomes, com a integrante do coletivo Liberta Elas, Juliana Trevas e com a psicóloga e coordenadora do Consultório na Rua, Aline Rosendo. E finaliza com a poesia comentada da poeta colaboradora Daniela Bento.
 
O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o site da ASA.

O Vozes do Campo e da Cidade  aborda um período de terror e medo na nossa história, o período do Regime Ditatorial Militar de 1964 a 1985. O programa procurou trazer a memória das mulheres que lutaram contra a opressão política por democracia e direitos humanos , tanto na cidade, como no campo. A Anistia Política no Brasil completou 40 anos no último dia 28 de agosto  e as mulheres tiveram um papel fundamental para nesse processo.  O programa de hoje traz entrevistas com a fundadora da ONG Tortura Nunca Mais, Amparo Araújo, a  coordenadora do Memorial das Ligas Camponesas, Alane Maria da Silva. O programa traz também depoimentos da militante camponesa Elizabeth Teixeira, umas das lideranças das Ligas Camponesas e da saudosa D. Elzita Santa Cruz, referência de luta pelo corpo do seu filho, o estudante Fernando Santa Cruz e  pelo direito das famílias e de toda a sociedade conhecer a verdade e a memória  sobre os anos de chumbo no Brasil. E também a poesia comentada com Daniela Bento. 
 
Esse Vozes do Campo e da Cidade é para todas as que lutaram por liberdade, pela democracia , pelo país e foram vítimas de um dos períodos mais cruéis da nossa história: como Clarice, Amparo, Elisabeth, Soledade, Elzita, Dilma, Amelinha, Anas, Ophélia, Delzuite, Criméia,  Zuzu, Araceli….. 
 
O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o site da ASA https://www.asabrasil.org.br/radio-asa/vozes-do-campo-e-da-cidade.
 

 


#MulheresnaDitadura #Memória #ALN #AP #DitaduraNuncaMais #TorturaÉCrime #TorturaNuncaMais #FaixaMulher
#ComunicaçãoPopular #ComunicaçãoPública #Semiárido

NO RÁDIO | Política de Drogas é centro do debate do Vozes do Campo e da Cidade.

O programa trouxe uma  conversa necessária sobre políticas de drogas no Brasil com Ingrid Farias, coordenadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, a RENFA, e Alda Roberta Campos, psicóloga. Política de internação, redução de danos, drogas lícitas e ilícitas, criminalização da/o usuária/o, territorialidade do tráfico, repressão, racismos e outros pontos que estão para além do debate alarmista, conservador e moralista que hoje domina a sociedade.
 
E para arrematar a costura desse debate a poesia comentada de Daniela Bento, para refletirmos sobre conceitos de drogas, com base no poema da cordelista sergipana Isabel Nascimento.
O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o acervo da ASA.
 
Foto da arte: Dimitri Bång on Unsplash

NO RÁDIO: SAÚDE DAS MULHERES NA ERA DIGITAL  | O Vozes do Campo e da Cidade aborda como está a saúde das mulheres no mundo digital com a psicóloga Gioconda Sousa. E para enriquecer o debate, a poesia comentada de Daniela Bento, para refletirmos sobre a autoimagem.

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h.

Para acompanhar na internet, acesse o site www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o acervo de áudio da ASA.

#EraDigital #Feminismo #DireitosHumanos #FaixaMulher #ComunicaçãoPopular #ComunicaçãoPública #20AnosdeASA #ÉnoSemiáridoqueaVidaPulsa

 17 de outubro é o Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação e esta edição do Vozes do Campo e da Cidade conversa com a professora da UFPE e integrante da do coletivo Intervozes, a jornalista Ana Veloso sobre o direito humano à comunicação e a importância de uma mídia livre e democrática para a democracia. O programa traz também o depoimento da comunicadora popular e jornalista, Jéssica Freitas, sobre a experiência de um projeto de comunicação popular com adolescentes do Semiárido pernambucano . E para enriquecer o debate a poesia comentada de Daniela Bento.

No próximo sábado, dia 5, o Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM) realiza o II Encontro Estadual de Direito à Comunicação, etapa preparatório para o IV Encontro Nacional de Direito à Comunicação , o ENDC, que acontece de 17 a 20 de outubro, em São Luiz do Maranhão.

O programa Vozes do Campo e da Cidade faz parte da programação da Faixa Mulher (das 12h às 13h), da Frei Caneca FM (101.5 FM), a rádio pública do Recife, com reprise às 21h. Para acompanhar na internet, acesse o sie www.freicanecafm.org ou pelo aplicativo da Frei Caneca FM. Para conferir os programas Vozes do Campo e da Cidade acesse também o site da ASA https://www.asabrasil.org.br/rad…/vozes-do-campo-e-da-cidade.

#FOEPCOM #ENDC #Comunicação #MídiaDemocrática #DireitosHumanos #FaixaMulher #ComunicaçãoPopular #ComunicaçãoPública #20AnosdeASA #ÉnoSemiáridoqueaVidaPulsa

 

O Programa Vozes do Campo e da Cidade encerra sua temporada 2019 e se despede das e dos ouvintes debatendo onde as vozes das mulheres ecoam. Recebemos a radialista e professora de Comunicação Nice Lima, ouvimos por telefone a comunicadora Manina Aguiar (Centro das Mulheres do Cabo) e a poeta sergipana e colaboradora do nosso programa, Daniela Bento. O Programa Vozes do Campo e da Cidade foi selecionado no Edital de Ocupação da Rádio Frei Caneca FM para a Faixa Mulher. Foram 31 programas de março até aqui. Esperamos voltar em uma próxima oportunidade!

A última edição do Vozes do Campo e da Cidade foi ao ar na última quarta-feia, dia 30 de outubro de 2019, mas você pode conferir os 31 programas dessa temporada através do acervo da ASA.