O objetivo é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas.

As famílias atendidas são selecionadas à partir de alguns critérios.

Desenvolvido pela ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), dois programas da rede, formada por três mil organizações da sociedade civil, abrigam tecnologias sociais populares de captação e armazenamento de água para consumo humano e para a produção de alimentos.

Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC):

O objetivo é contemplar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas. Elas formam uma infraestrutura descentralizada de abastecimento com capacidade para 16 bilhões de litros de água.

Este programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal e que contenham o Número de Identificação Social (NIS). É preciso residir permanentemente na área rural e não ter acesso ao sistema público de abastecimento de água.

saiba mais

•Confira outra informações sobre o P1MC.

•Veja o processo de construção de uma cisterna.

Programa Uma Terra e Duas Águas(P1+2):

O objetivo é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

As famílias atendidas são selecionadas a partir dos seguintes critérios:

• Devem ter acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC

• Mulheres chefes de família

• Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade

• Crianças e adolescentes frequentando a escola

• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos

• Portadores de necessidades especiais

As características de solos, a formação rochosa, a localização das implementações, a lógica de produção (agricultura, pecuária, extrativismo) e as formas de manejo também são requisitos observados na escolha das famílias e no tipo de tecnologia que mais se adequada a sua realidade.

saiba mais

•Veja outras informações sobre o P1+2.

As famílias atendidas pelo P1MC e pelo P1+2 participam de uma série de capacitações e oficinas sobre gestão e manejo da água, construção coletiva do conhecimento, sistematização de experiências, segurança alimentar, meio ambiente, convivência com o Semiárido, políticas públicas, etc.