O Semiárido Brasileiro ocupa 18,2% do território nacional e reúne 1.135 municípios de todos os estados do Nordeste e uma parte de Minas Gerais. É o Semiárido mais chuvoso do planeta! Porém, as chuvas são irregulares no tempo e no espaço, e a quantidade da água que cai é menor do que o índice de evaporação. Por isso, quem vive na região precisa se preparar para a chegada da chuva e estocar a água é a principal estratégia das famílias para garantir segurança hídrica e alimentar.

É no Semiárido onde está mais de um terço dos estabelecimentos da agricultura familiar, responsáveis por 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros. Os agricultores familiares são parte ativa da economia rural e guardiões dos recursos naturais, garantindo a diversidade de alimentos no mundo. Através da agroecologia, que é muito mais do que um modo de produção agrícola sustentável, as famílias produzem alimentos saudáveis, protegem o meio ambiente e geram renda para seu sustento através de relações sociais justas e economicamente viáveis.

Para fortalecer, valorizar e melhorar as condições de vida no Semiárido, é preciso a colaboração contínua de todos. Durante o período da campanha, realizamos arrecadação de recursos, mas é possível continuar apoiando ao preferir comprar alimentos saudáveis naturais das feirinhas ao invés dos supermercados e seus industrializados. Uma ótima forma de encontrar essas feirinhas é pela ferramenta/catálogo do IDEC: https://feirasorganicas.org.br/. Ajudando as famílias do Semiárido, você estará ajudando a cultivar um futuro com mais saúde e qualidade de vida para o planeta. Veja nosso vídeo:



Confira alguns depoimentos de quem constrói a agricultura familiar:

 

“A gente se sente valorizada, pois os produtos que a gente traz, o povo compra sem medo. A gente não quer nem saber de usar veneno”.
Claúdia Lopes, município de Pereiro, Ceará.

 

“Lá dentro do meu quintal, eu esqueço os problemas. Arrancar matinho no meu quintal, fazer qualquer coisa é mesmo que um lazer, uma terapia.”
Dona Irene, Apodi, Rio Grande do Norte.

 

“Eu venho de uma família de agricultores e agricultoras então a terra é tudo pra mim, é onde você pode plantar e ver a vida surgir. Minha família vive da terra.”
Adriano Lira Campos, Curral de Dentro, Norte de Minas Gerais.

 

Saiba mais (alguns dados):

O uso de sementes transgênicas leva ao aumento de doses de agrotóxico no cultivo de alimentos;

O cultivo de transgênicos coloca em risco o futuro dos solos e da biodiversidade agrícola;

50% dos estabelecimentos da agricultura familiar encontram-se no Nordeste, mostrando o seu grande potencial de produção de alimentos.

O SEMIÁRIDO É LUGAR DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS, CUIDADOS COM A NATUREZA E QUALIDADE DE VIDA!