A coordenadora da comissão da Articulação no Semiárido (ASA) no município de Barra do Mendes e presidente da Associação dos pequenos Produtores Rurais do povoado de Queimada do Mendes, Isa Ermes, informou que Barra do Mendes acaba de ser contemplada com mais 322 cisternas de consumo que irão beneficiar 322 famílias de comunidades que, até o presente momento, não tiverem acesso à água de qualidade.

Isa Ermes esclarece que a distribuição dos benefícios se destinará preferencialmente às famílias mais pobres do município. Sendo que o cadastramento dessas famílias iniciará nos próximos dias.

O município de Barra do Mendes terá prioridade nessa etapa do programa de distribuição de cisternas devido á necessidade identificada em todos os povoados e bairros e à preocupação sempre crescente das lideranças políticas independentes da cidade. A ação chega para intensificar o combate a seca no município. Combate esse iniciado com a construção e entrega de 120 cisternas, que foram distribuídas entre os povoados de Veneza, Pacheco, Lagoa Do Soldado, Domingão, Colodiano, arredores de Queimada Do Mendes, Capim Duro, Retiro, Fazenda Nova, Alto Do Poço, dentre outros.

A partir de 2004, na Bahia, o Centro de Acessória do Assuruá (CAA) passou a ser uma das unidades gestoras do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). A meta do programa (e da construção das cisternas para captar água de chuva) é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em todo o país.

Vale lembrar que P1MC é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido da ASA. Ele vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semi-árido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual. O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida brasileira com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas. Juntas, elas formam uma infra-estrutura descentralizada de abastecimento com capacidade para 16 bilhões de litros de água.