Você sabia que o setor que mais utiliza água no país é o agrário? Cerca de 70% de toda a água consumida no Brasil é usada pelo segmento agropecuário. Em seguida, vem o setor industrial, que consome 17%, e o restante, 13%, é gasto no uso doméstico. De acordo com o arquiteto do Instituto Acqua (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental), Fábio Vital, o setor agropecuário além de irrigar plantações, usa a água também para dar de beber aos animais.

Segundo Vital, essa é uma questão importante de ser lembrada, pois para ele, esse uso é esquecido quando a carne ou produtos brasileiros são exportados. “O que é exportado usou a água daqui. Quando você compra a carne, naturalmente, consumiu água”, afirma. Vital explica que a água gasta não é contabilizada em produtos como carne e grãos exportados. De acordo com o arquiteto, o produto brasileiro não agrega valor em função desse uso.

O setor industrial, responsável por usar 17% de água, consegue ainda reaproveitar esse recurso. Vital afirma que a indústria consegue reciclar parte da água que utilizada e sua fonte primária não é considerada nobre, ou seja, própria para beber. Entretanto, o arquiteto explica que parte do setor industrial, como do papel, da celulose e de cosméticos utiliza quantidades enormes de água e, para reduzir o custo, busca alternativas. “A água está cada vez mais cara e mais rara, portanto, o setor tem investido em alternativas próprias, desde o reaproveitamento da água, até estações de tratamento, para enxugar os custos”, diz Vital. O fato pode ser considerado positivo, pois para ele, é importante pensar na água como bem primordial, para beber.

Segundo Vital, o uso doméstico desse recurso é ainda problemático mesmo representando a menor parcela entre os consumidores de água. Para ele, a relação cultural com a água explica o desperdício. “Achamos que a água nasce na torneira e morre no ralo”, diz. Vital afirma que no Brasil a lógica que predomina é a de que não faltam recursos naturais e, ao contrário, os recursos estão se esgotando. “Se maximizou muito a produção pelo lucro”, explica. A grande questão, de acordo com Vital, é conservar e buscar recuperar o recurso.

ASSISTA À MATÉRIA

O bem comum: Juazeirinho (PB)

LEIA MAIS

Cisternas mudam a realidade dos brasileiros que vivem no semiárido

Unidade de Beneficiamento de Frutas emprega jovens e mulheres

Saiba o que é, como funciona e as vantagens da barragem subterrânea

Entenda o que é êxodo rural e por que o fenômeno está perto do fim

Regime de chuvas é previsto conforme clima de cada região

Na indústria ou em casa, reutilizar a água ajuda a evitar o desperdício