Chegou a vez de os jovens do semiárido do Nordeste brasileiro mostrarem suas ações e expressarem seus pensamentos no Diz Aí. A série, promovida pelo Canal Futura, vai apresentar nove experiências protagonizadas por juventudes rurais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
De acordo com Fernanda Cruz, coordenadora da assessoria de comunicação da Articulação no Semi-Árido (ASA) – entidade parceira do Canal Futura nesta segunda fase da série -, a nova etapa do Diz Aí: Juventude Rural consistirá em três episódios sobre comunicação e cultura, agricultura familiar e segurança alimentar, e meio ambiente e água.
"Ao analisar a etapa passada [da série], observamos pontos semelhantes entre as juventudes [rurais de outras regiões], como no caso da questão da identidade. Por isso optamos por discutir temas mais específicos do semiárido”, comenta. Em abril deste ano, a série visitou comunidades de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul para discutir com a juventude rural desses estados questões sobre identidade, educação, sustentabilidade e geração de renda, cultura e organização.
Segundo Fernanda, as gravações desta nova fase já começaram e devem se prolongar até o final deste mês ou início de dezembro. "O objetivo é mostrar como os jovens estão atuando sobre cada tema, contar as experiências e mostrar os conflitos e desafios”, revela.
A expectativa da coordenadora de comunicação da ASA é que a série possa mostrar como os jovens convivem com o semiárido, qual a relação que eles têm com o entorno, como fazem para transformar a realidade e por que resolveram permanecer no campo.
De acordo com ela, foram analisadas mais de 30 experiências que envolvem jovens rurais. Dessas, nove foram escolhidas para participar da série. "Tivemos o cuidado de escolher experiências em que os jovens eram protagonistas”, afirma, lembrando que a ideia é dar voz aos jovens e às jovens que vivem no semiárido brasileiro.
Diz Aí
Segundo o blog da série, o programa começou a ser gravado em novembro de 2007 com o objetivo de incentivar o debate e divulgar as demandas dos jovens sobre as questões centrais da 1ª Conferência Nacional de Juventude, ocorrida em 2008. Para isso, a equipe do Diz Aí acompanhou, entre novembro de 2007 e janeiro de 2008, Conferências Livres de Juventude em Natal (RN), Conceição das Crioulas (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
A segunda etapa da série foi ao ar em 2009 abordando temas que foram discutidos na Conferência, como mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania, meio ambiente, e questões étnico-raciais e de gênero. Nesta terceira fase, a discussão central é juventude rural. Nos cinco primeiros programas, o Diz Aí: Juventude Rural discutiu identidade, educação, sustentabilidade e geração de renda, e cultura e organização com jovens de comunidades rurais do Espírito Santo, de Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.
As gravações agora acontecem com juventudes rurais do semiárido nordestino sobre questões ligadas a comunicação e cultura, agricultura familiar e segurança alimentar, e meio ambiente e água.
Saiba mais sobre o Diz Aí: Juventude Rural em: http://dizaijuventude.blogspot.com/