Dados da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, afirmam que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras. Em defesa dessa agricultura familiar e camponesa, do direito a uma alimentação saudável para quem produz e quem consome, e da soberania alimentar dessas famílias, agricultores/as, representantes de entidades da sociedade civil e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apoiaram a carta publicada ao final do Seminário Regional de Avaliação do PAA.
O evento que ocorreu em Salvador, na Bahia, entre os dias 21e 22 de outubro, trouxe para o debate as discussões sobre as dificuldades e oportunidades no acesso ao mercado institucional e as perspectivas de eficácia das políticas e programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e oPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os principais pontos dessa discussão foram apresentados na Carta do Seminário Regional de Avaliação do PAAno Semiárido.
O documento apresentou proposições que, baseadas na lógicada convivência com o Semiárido, na valorização do conhecimento tradicional de agricultores e agricultoras e na diversidade das sementes nativas, indicaram questões para o fortalecimento e a consolidação de políticas públicas de acessoao mercado.
Confira a carta na íntegra.