OFórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) realiza, entre os dias 22 e 24 de setembro, o Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, que terá como tema “Agricultura familiar e o acesso à terra”. O encontro será realizando em São Raimundo Nonato e vai reunir cerca de 120 pessoas, entre agricultores (as), comissões municipais, entidades parceiras do FPCSA, técnicos e coordenadores das entidades que desenvolvem no Piauí o Programa de Articulação e Mobilização Social para a convivência com o Semiárido.

Além de reunir agricultores e agricultoras de todo semiárido piauiense para trocarem experiências, o encontro pretende continuar as discussões sobre a temática do acesso á terra iniciada com o I Encontro Nacional de Acesso à Terra no Semiárido, realizado em Teresina nos últimos dias 10, 11 e 12 de agosto, que proporcionou reflexões e debate sobre a democratização da terra como garantia a soberania alimentar das famílias agricultoras do semiárido.

O encontro terá inicio na tarde do dia 22 com uma mesa de debate que tem como tema “Conjuntura agrária e o P1+2” e que será ministrada por Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (Asa Brasil). O Programa P1+2 visa a construção de tecnologias sociais de captação de água para famílias agricultoras do semiárido que sofrem com a escassez de água, e também trabalhar com elas temas como acesso a terra, agroecologia, gênero, sustentabilidade entre outros. “A questão de Gênero na conjuntura do semiárido” será um dos tema a ser discutido na mesa de abertura do primeiro dia do Encontro de Agricultores(as) Experimentadores.

Na manhã do segundo dia, será feita a apresentação e uma analise do Mapa das áreas de conflitos no Estado do Piauí. À tarde os agricultores apresentarão suas experiências em oficinas que terão como temas Manejo da caatinga para pastagem animal; Criação de abelhas nativas - sem ferrão (meliponas); Agrofloresta; Roças e pomares agroecológicos.

O evento será encerrado com o debate para a construção da rede de Agricultores experimentadores no Piauí, identificando as experiências em cada território de convivência, formação de coordenações locais e definição do papel e atividades a serem desenvolvidas.

*fonte: portalsrn.com.br