O Encontro reunirá cerca de 100 participantes, agricultores, agricultoras e representantes das organizações da sociedade civil do semiárido mineiro. Durante o evento serão realizados debates de conjuntura e de novas perspectivas na área da educação do campo, biodiversidade, respeito às comunidades tradicionais e valorização da sabedoria popular. Além de apresentações culturais e visitas de intercâmbio para trocas de experiências de convivência com o semiárido.
O município de Felizburgo tem um sentido muito especial para os movimentos sociais do semiárido mineiro, em especial para os que lutam pelo acesso à terra. Em novembro de 2004, aconteceu uma chacina no acampamento Terra Prometida e cinco trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados.
O encontro estadual da ASA Minas acontece no município para denunciar os casos de violência causados pela concentração de terras na região.
No dia 28, posterior ao Encontro, os participantes irão para a cidade de Almenara, onde se juntarão aos demais participantes da 15ª Romaria das Terras e Água de Minas Gerais.
Articulação do Semi-Árido - A ASA Minas é um fórum de 120 entidades, aproximadamente, de todo o semiárido mineiro, que luta pelo desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental da região.
Em todo Brasil são mais de 750 entidades dos mais diversos segmentos que compõem a ASA, entre elas, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, organizações não-governamentais sociais e ambientalistas, igrejas católicas e evangélicas, entre outras.
A ASA é um espaço de articulação política regional da sociedade civil organizada no semiárido brasileiro. Ela se fundamenta no compromisso com as necessidades, potencialidades e interesses das populações locais, em especial os agricultores e agricultoras familiares.
A ASA busca contribuir para a implementação de ações integradas para o semiárido, fortalecendo inserções de natureza política, técnica e organizacional, demandadas das entidades que atuam nos níveis locais; apóia a difusão de métodos, técnicas e procedimentos que contribuam para a convivência com o semiárido.