O projeto social “Educação Solidária, a Caminho da Universidade”, foi um dos cinco de Rondônia, escolhido para participar do Prêmio Anu, que é realizado anualmente pela Central Única das Favelas (CUFA) do Rio de Janeiro. A entrega do prêmio foi no dia 07 de fevereiro de 2011 no Theatro Municipal do Rio e contou com vários artistas e intelectuais de renome nacional, como o apresentador Luciano Huck, o humorista Helio de La Pena, a jornalista Mirian Leitão, o ministro Orlando Silva (Esporte), a cantora Alcione, o ministro Alexandre Padilha (Saúde), a cantora Fernanda Abreu, o cineasta Cacá Diegues, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, o ator Edson Celulari, a cantora Sandra de Sá, a atriz e humorista Regina Casé, o cantor de rapper MV Bill, a atriz Fernanda Torres, o ator Lázaro Ramos e o sambista Dudu Nobre.

O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de favelas de todos os estados do Brasil e projetos sociais que contribuam para a evolução e revolução social em suas regiões, identificando ações que tragam um novo significado para essas localidades. O Espetáculo Urucubaca, da Trupe de Teatro do Afro Reggae do Rio de Janeiro, e o Programa Um Milhão de Cisternas, do Movimento de Organização Comunitária da Bahia, foram os grandes vencedores do ano e receberam o Prêmio Anu Preto. Eles concorreram com mais 25 iniciativas em votação popular pelo site do prêmio.

“Para nós já foi uma grande honra ter sido indicado entre os cinco melhores projetos sociais do nosso Estado”, avalia José Moreira Lima, um dos criadores e coordenadores do projeto. Esta não é a primeira vez que o projeto é destaque nacional. Em 2008 recebeu o prêmio Projeto Referência Social Nacional recebido pela ACIV, antiga parceira do projeto, em Florianópolis (SC), concedido pela confederação que congrega as associações comerciais do país. Em 2007 recebeu moção de aplauso da Câmara Municipal de Vilhena. Até 2009 havia atendido 506 alunos com 220 aprovados em vestibulares, sem contar os que foram aprovados em concursos públicos. O resultado de 2010 ainda não foi contabilizado.

EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA - O projeto social de curso pré-vestibular gratuito, que já está implantado há sete anos com sucesso pela Associação de Moradores dos Setores 08 e 09, indo para sua oitava edição, é uma iniciativa que busca mobilizar a comunidade em torno da educação de forma solidária. As várias vertentes que possibilitam ao estudante de ensino médio alcançar o ensino superior (Pro - Uni, Fies, vestibular, Enem, etc.,) paradoxalmente contrastam com a fraca formação de alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, daí, apesar de várias possibilidades de ingresso na faculdade, a barreira natural é a deficiente formação escolar. Pela primeira vez, em 2010, a prefeitura municipal de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), assumiu parceria no projeto através de convênio. Também cedeu um pedagogo para atuar como Coordenador Pedagógico.

O objetivo do projeto é justamente oferecer uma reciclagem a estes alunos para que os mesmos possam ter minimamente condições de competir com a concorrência formada em instituições particulares ou públicas que primam por uma melhor formação escolar. Muitos também fazem o curso para melhorar suas condições de participação em concursos públicos e provas em cursos técnicos.

O projeto visa buscar pessoas de baixo poder aquisitivo da comunidade e das comunidades adjacentes sem condições de arcar com os custos dos cursos oferecidos pela iniciativa privada. as inscrições para este ano deverá iniciar nos próximos dias.