A ASA – Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), completa 15 anos, no próximo dia 26 de novembro e estará realizando atividades em defesa daágua, alimento e cidadania, em todos os estados onde tem atuação. No Maranhão, um encontro de caráter estadual fará um resgate histórico das atividades da ASA e elegerá sua nova coordenação.

O encontro que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no hotel Abbeville, em São Luís, tem como tema ASA - 15 ANOS Ampliando a Resistência, Fortalecendo a Convivência, irá discutir sobre a intervenção conjunta da ASA, elaborar propostas com vistas, a implantação de programas em políticas públicas para a convivência com o semiárido e o programa Um milhão de Cisternas(P1MC).

Consta da programação do Encontro ainda uma discussão sobre Educação Fiscal e o Controle Social do Estado (SEFAZ) e a uma exposição sobre a Fundação, Trajetória, Princípios e Desafios da ASA, no Maranhão.

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) é uma rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida.

Segundo dados oficiais do Ministério da Integração, o Semiárido brasileiro abrange uma área de 969.589,4 km² e compreende 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A ASA atua em todos esses estados e também no Maranhão, estado que possui quase 50 municípios com características climáticas de semiárido.