A Cáritas Brasileira Regional do Piauí, em parceria com a Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT), realiza em Picos nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12, uma capacitação para as equipes técnicas do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
A capacitação é a formação continuada das equipes, formadas por técnicos, animadores e comunicadores. Outro objetivo do encontro é a troca de experiências sobre as metodologias participativas de execução dos programas da ASA, cumpridos pelas entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA).
No encontro, também será realizado um resgate do P1+2, para compreender sua natureza e importância na convivência com semiárido. O FPCSA é uma articulação que envolve 14 organizações da sociedade civil, entre elas a Cáritas Piauí, que atuam em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido piauiense. Estas entidades atuam em 123 municípios do semiárido piauiense, por meio dos programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e P1+2.
O FPCSA é a representação estadual da Articulação Semiárido Brasileiro, que este ano investirá mais de R$ 7 milhões na construção de 906 reservatórios de captação de água da chuva, cujo objetivo é oferecer às famílias agricultoras do Piauí o acesso à água para a produção de alimentos de origem animal e/ou vegetal e fortalecer agricultura familiar.
O encontro está acontecendo nos turnos da manhã e tarde desta terça e quarta-feira no auditório do Picos Hotel. A expectativa é promover a construção coletiva de conhecimentos acerca das práticas e tecnologias de convivência com o semiárido.