Desertificação
20.06.2024
Campanha visa ampliar os conhecimentos sobre desertificação no Brasil

Voltar


O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Fiocruz e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) lançaram no dia 10 de junho, na Univasf, em Petrolina, a campanha Movimento Nacional de Enfrentamento à Desertificação e às Secas que tem objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, além de popularizar a convivência com o semiárido como estratégia para enfrentar a desertificação. Busca também estimular o debate para que o combate à desertificação seja transversal na construção de políticas públicas.

O aceleramento do processo de desertificação no Brasil foi constatado no ano passado em estudo realizado pelo Inpe e pelo Cemaden, vinculados ao MCTI. As áreas suscetíveis à desertificação no país aumentaram 8,5% de 2005 a 2023: englobam 1.561 municípios, em 13 estados, onde vivem quase 38 milhões de brasileiros. 

O estudo também constatou pela primeira vez a existência de uma zona de clima árido no Brasil, trecho de 6 mil km² na região do Rio São Francisco. A área inclui parte dos municípios baianos de Abaré, Chorrochó, Curaçá, Juazeiro, Macururé e Rodelas, além de Petrolina e Belém do São Francisco, em Pernambuco.


Acesse o site para ver publicações, podcasts, concursos, informações e muito mais: www.gov.br/mma/desertificacao