RIO SÃO FRANCISCO
11.11.2022
Belo Chico concorre ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
De autoria de Targino Gondim, Nilton Freittas e Roberto Malvezzi, o álbum dá visibilidade ao Rio São Francisco, seu povo, histórias e ameaças

Voltar


Por Ascom Belo Chico

O dia 17 de novembro pode se tornar histórico para o povo que habita a bacia do São Francisco, já que nesta data o CD Belo Chico pode ser premiado com o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

O trabalho é de autoria dos músicos Targino Gondim, Nilton Freittas e Roberto Malvezzi (Gogó) e trata das questões ambientais, celebra a beleza do Rio São Francisco e expõe as ameaças que cercam o rio da integração nacional. A obra evidencia temas que vem ganhando força no debate mundial, como o desmatamento e a escassez da água potável.
Composto por 13 músicas o trabalho apresenta canções inéditas e releituras de clássicos da música brasileira. “Cada canção tem um significado para a realidade do São Francisco”, expõe Roberto Malvezzi, que destaca, além da denúncia presente no álbum, a oração e o desejo de ver o rio revitalizado.

A expectativa de premiação acontece em um momento que “o mundo inteiro está com o alerta ligado”, reflete Targino Gondim, apontando para os problemas ambientais mundiais. Na visão do artista, o CD Belo Chico é um trabalho propício para este momento.

O disco é uma produção da Toca Pra Nós Dois e realização do Irpaa e da Articulação São Francisco Vivo, financiado pela Cáritas Internacional da Alemanha, com recursos oriundos do governo federal do referido país, através do seu Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento – BMZ.