Sementes
21.01.2020 CE
Sementes da Vida: Reunião entre comunidades e IAF indica parceria

Voltar


Por Alisson Chaves

Alisson Chaves / Comunicação EFA Jaguaribana
SEMENTES DA VIDA | Lideranças de várias comunidades das cidades cearenses de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Potiretama, Aracati, Fortim e Russas, o Instituto Brotar, a Cooperativa Mista de Trabalho Assessoria e Consultoria e Técnico Educacional – COMTACTE, a Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé – AEFAJA, representantes da RIS (Rede de Intercâmbio de Sementes) e a Inter-American Foundation (Fundação Interamericana) – IAF se reuniram na última segunda-feira (20), para uma conversa sobre o Projeto Sementes da Vida e possível parceria entre a IAF e a AEFAJA/COMTACTE.
 
O Projeto Sementes da Vida busca possibilitar que famílias agricultoras do semiárido possam discutir sobre as sementes e construir um processo de resgate, preservação e reprodução das sementes tradicionais, e marca o início de um processo amplo que visa garantir soberania alimentar e nutricional, adoção de práticas agroecológicas de produção, construção da autonomia dos/as agricultores e agricultoras e de suas organizações. É um projeto comunitário e possibilita processos de formação e de atuação em rede com outras forças vivas da sociedade civil a nível local, estadual e até nacional.
 
O projeto é inovador e diferente pela importância que assume num contexto de expansão de sementes comerciais, modificadas geneticamente, não adaptadas ao semiárido e a consequente perda das sementes tradicionais. E um outro componente inovador é a realização de testes anuais de transgenia, possibilitando aos/às agricultores/as discutir a temática dos transgênicos, as implicações ambientais, culturais, econômicas e para a saúde humana do uso dessas sementes, bem como de monitorar suas sementes e o grau de transgenia nelas existentes.
 
Depoimentos emocionados sobre experiências de Convivência com o Semiárido marcaram o encontro. As comunidades Caatingueirinha e Caatinga Grande do município de Potiretama e Fradinho do município de Russas, que já tem Casas de Sementes e estão inseridas na RIS, deram seus relatos sobre como um projeto desses beneficia toda a comunidade envolvida, pois além do resgate das sementes crioulas, contribui também com a organização coletiva, resgate e fortalecimento da cultura local. Além disso é um projeto que estimula um processo de motivação para a replicação de Casas de Sementes em outras comunidades.
 
A Fundação Interamericana – IAF é um órgão independente do Governo dos Estados Unidos, foi criada pelo Congresso dos EUA em 1969 para canalizar a ajuda para o desenvolvimento diretamente às pessoas de baixa renda organizadas na América Latina e no Caribe. A IAF tem cumprido seu mandato respondendo com o apoio de doações às ideias mais criativas de autoajuda recebidas de grupos de base e organizações não governamentais. Também incentiva parcerias entre organizações comunitárias, empresas e governo local, destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda e a fortalecer as práticas democráticas.
 
Texto e fotos: Alisson Chaves / Comunicação EFA Jaguaribana
 
#ConvivênciaComOSemiárido
#EducaçãoDoCampo
#SementesCrioulas
#SementesDaVida